quinta-feira, 26 de agosto de 2021

Ruínas da Ermida de Nossa Senhora da Conceição



 
História

Tanto quanto se sabe, pertencia ao Solar dos Magriços, hoje ruínas aterradas. A  Capela pertencia também aos Magriços, um deles D.Álvaro Gonçalves Coutinho, amigo de Luís de Camões, que o celebrizou como um dos doze cavaleiros que se deslocaram a Inglaterra para defender a honra feminina.

Hoje, também a Capela está em ruínas, após desabar o tecto. Mas não era só capela, no andar superior habitavam os Padres Paulinos. As janelas ainda conservam as grades. No pátio existia e ainda existe um poço enorme que a população utilizava para se abastecer de água. Mas como as mulheres faziam muito barulho nas conversas de umas com as outras, os Padres Paulinos pediram ao seu superior umas outras instalações pois tal algazarra perturbava as suas orações. E assim, foi construído o Convento dos Capuchos para onde se mudaram. Esta Capela não teve boa sorte, começou por sofrer um incêndio em 1835 e as suas imagens mais tarde passaram para a Igreja de S. Pedro, Igeja Matriz da Trafaria.

Em finais de 1800 estava na posse da família Zagallo e Mello, que vendeu a Mariana Ribeiro Danino, casada com um engenheiro Inglês que tinha vindo de Gibraltar, para trabalhar nas Minas de S. Domingos, próximo de Mértola. Curiosamente em festas religiosas, a procissão ainda sai do local onde se situa a Capela. Posteriormente passou a armazém, vacaria, voltando novamente a armazém.

Quando se fizeram reparações, apareceram algumas moedas, Patacas. Está projetado pelo Município de Almada, aquele local vir a ser reabilitado, uma vez que se situa no centro histórico.E bem o merece, para mais está contíguo a uma zona verde, protegida, que se debruça sobre o Rio Tejo.

Fonte :Wikipédia.

PS:Neste momento está completamente em ruínas e o que se consegue ver é o que fotografei.

6 comentários:

  1. Bom dia de paz, querida amiga Piedade!
    Por coincidência, estive nas ruínas ontem da igreja nossa senhora da conceição daqui. É numa colina bem deserta próxima da outra capela patrimônio.
    Ainda teve o que fotografar. Vale a pena conservar memórias.
    Tenha dias abençoados!
    Beijinhos com carinho de gratidão

    ResponderEliminar
  2. Infelizmente existem em Portugal muitos casos análogos. Casas que são verdadeiros monumentos em degradação que até faz doer a alma. Se algum dia vier a ser reabilitado - se calhar vão acontecer largos anos de espera - é uma ação de elogiar e louvar.
    .
    Cumprimentos poéticos
    .
    Pensamentos e Devaneios Poéticos
    .

    ResponderEliminar
  3. nao conheço mas as fotos sao lindas bjs saude

    ResponderEliminar
  4. À espera de alguém que lhe dê a mão.
    Trazer aqui o estado em que está a ermida pode não ter consequências, para lá da fruição de belas fotografias, mas pode até ser a espoleta para que a situação se resolva. Esta e outras por todo o País. E que tal inundar as autoridades responsáveis pedindo a reabilitação do local e pô-lo ao serviço da população?
    Beijo, Piedade.

    ResponderEliminar
  5. Lástima el estado en que se encuentra. Dentro de un tiempo, no quedará nada de ella.

    Besos

    ResponderEliminar
  6. Maravilha de publicação!|:)
    -
    Beijos- Boa noite!

    ResponderEliminar

Não sou fotógrafa, mas, gosto de fazer arte com a fotografia. Todas as palavras e as imagens deste blogue são de minha autoria, excepto as que estão assinaladas com os devidos créditos. Não são fotos perfeitas, nem eu quero que assim sejam, porque por vezes é na imperfeição que se encontra a beleza encoberta.
Muito obrigada pela visita!