O Dia Mundial da Fotografia comemora-se anualmente a 19 de agosto.
A fotografia serve para eternizar momentos, para guardar recordações, para contar histórias em imagens, sem palavras, para mostrar um modo pessoal de ver o mundo ou simplesmente para dar prazer ao fotógrafo.
Esta data comemorativa celebra a arte de fotografar. Desde o fotógrafo amador ao profissional, neste dia o objetivo é reviver o amor pela fotografia. Com a proliferação da fotografia digital e dos telemóveis com câmaras, praticamente qualquer pessoa pode aventurar-se na fotografia no mundo atual.
Nesse dia decorrem várias iniciativas para celebrar a data, como por exemplo, workshops, maratonas de fotografia, concursos e palestras.
Origem do dia mundial da fotografia
A celebração da data tem origem na invenção do daguerreótipo, um processo fotográfico desenvolvido por Louis Daguerre (1787-1851), em 1837.
Mais tarde, em janeiro de 1839, a Academia Francesa de Ciências anunciou a invenção do daguerreótipo, e a 19 de agosto do mesmo ano o governo francês considerou a invenção de Daguerre como um presente "grátis para o mundo".
Outro processo fotográfico - o calótipo, inventado também em 1839 por William Fox Talbot (1800-1877), fez com que o ano de 1839 fosse considerado o ano da invenção da fotografia.
Fonte:Calendarr
Bela foto. Gostei da explicação sobre o dia mundial da fotografia.
ResponderEliminar.
Cumprimentos poéticos
.
Pensamentos e Devaneios Poéticos
.
Bom dia de paz, querida amiga Piedade!
ResponderEliminarFeliz seu dia!
Mais uma foto linda e o fotógrafo pegou um bom ângulo seu.
Parabéns a ambos!
Tenha dias abençoados!
Beijinhos com carinho e gratidão
Boa tarde Piedade,
ResponderEliminarFoto magnífica que faz jus ao dia!
Parabéns!
Um beijinho,
Ailime
Uma fotografia sublime! Feliz dia.
ResponderEliminar.
Tudo em mim é emotivo ...
.
Beijos e uma boa noite!
Por cierto hacer fotos es una d e mis aficiones...los detalles cuentan..
ResponderEliminaruna foto muy bella que reúne todos los elementos...
Voando no seu meio "natural" a poeta- fotógrafa-poeta apresenta-se, num dia que lhe é caro. A mostrar o que a move: o belo, o mar, as gaivotas. Azul!
ResponderEliminarParabéns.