quinta-feira, 19 de agosto de 2021

Dia Mundial da Fotografia


O Dia Mundial da Fotografia comemora-se anualmente a 19 de agosto.

A fotografia serve para eternizar momentos, para guardar recordações, para contar histórias em imagens, sem palavras, para mostrar um modo pessoal de ver o mundo ou simplesmente para dar prazer ao fotógrafo.

Esta data comemorativa celebra a arte de fotografar. Desde o fotógrafo amador ao profissional, neste dia o objetivo é reviver o amor pela fotografia. Com a proliferação da fotografia digital e dos telemóveis com câmaras, praticamente qualquer pessoa pode aventurar-se na fotografia no mundo atual.

Nesse dia decorrem várias iniciativas para celebrar a data, como por exemplo, workshops, maratonas de fotografia, concursos e palestras.

Origem do dia mundial da fotografia

A celebração da data tem origem na invenção do daguerreótipo, um processo fotográfico desenvolvido por Louis Daguerre (1787-1851), em 1837.

Mais tarde, em janeiro de 1839, a Academia Francesa de Ciências anunciou a invenção do daguerreótipo, e a 19 de agosto do mesmo ano o governo francês considerou a invenção de Daguerre como um presente "grátis para o mundo".

Outro processo fotográfico - o calótipo, inventado também em 1839 por William Fox Talbot (1800-1877), fez com que o ano de 1839 fosse considerado o ano da invenção da fotografia.

Fonte:Calendarr

6 comentários:

  1. Bela foto. Gostei da explicação sobre o dia mundial da fotografia.
    .
    Cumprimentos poéticos
    .
    Pensamentos e Devaneios Poéticos
    .

    ResponderEliminar
  2. Bom dia de paz, querida amiga Piedade!
    Feliz seu dia!
    Mais uma foto linda e o fotógrafo pegou um bom ângulo seu.
    Parabéns a ambos!
    Tenha dias abençoados!
    Beijinhos com carinho e gratidão

    ResponderEliminar
  3. Boa tarde Piedade,
    Foto magnífica que faz jus ao dia!
    Parabéns!
    Um beijinho,
    Ailime

    ResponderEliminar
  4. Por cierto hacer fotos es una d e mis aficiones...los detalles cuentan..
    una foto muy bella que reúne todos los elementos...

    ResponderEliminar
  5. Voando no seu meio "natural" a poeta- fotógrafa-poeta apresenta-se, num dia que lhe é caro. A mostrar o que a move: o belo, o mar, as gaivotas. Azul!
    Parabéns.

    ResponderEliminar

Não sou fotógrafa, mas, gosto de fazer arte com a fotografia. Todas as palavras e as imagens deste blogue são de minha autoria, excepto as que estão assinaladas com os devidos créditos. Não são fotos perfeitas, nem eu quero que assim sejam, porque por vezes é na imperfeição que se encontra a beleza encoberta.
Muito obrigada pela visita!