sexta-feira, 27 de agosto de 2021

O dia do Cão




O Dia do Cão comemora-se anualmente no dia 26 de agosto. Sim, o melhor amigo do homem tem um dia especial!

O Dia do Cão celebra este impressionante animal e todas as suas tradicionais características, em especial a sua lealdade! Um dos mais queridos animais de estimação dos seres humanos desde tempos imemoriais tem assim uma oportunidade de ser ainda mais acarinhado pelos seus donos.

Aproveita-se ainda o Dia Mundial do Cão para consciencialização das populações para a importância da defesa dos direitos dos cães e dos animais de companhia em geral. Atualmente existem milhares de cães em Portugal vítimas de maus tratos.

Muitos vivem na rua, um problema que se agrava com altas taxas de abandono, especialmente na altura do verão. Vem daí também a importância da escolha do mês de agosto para a celebração da data.

A data é aproveitada ainda para promover vários tipos de ação, entre as quais a adoção consciente de cães em canis ou abrigos temporários.

É importante relembrar que o abandono e maus-trato a animais de companhia em Portugal constituem crime segundo os artigos 387º e 388º da Lei n.º 69/2014, de 29 de Agosto.

O Dia Mundial do Cão é comemorado no dia 26 de agosto por influência da América do Norte, que começou a celebrar o National Dog Day nessa data.

OBS:Por lapso agendei para hoje quando devia ter sido ontem.

6 comentários:

  1. Infelizmente muitas pessoas dizem gostar de ter animais (cães e outros) de estimação e depois quando vão de férias simplesmente os abandonam à sua sorte.
    .
    Cordial abraço
    .
    Pensamentos e Devaneios Poéticos
    .

    ResponderEliminar
  2. Não faz mal. Todos os dias é dia deles. São os melhores amigos do homem. Fieis. Adorei :)
    *
    Rasgam-se pensamentos pelas nuvens
    .
    Beijo, e um excelente fim de semana.

    ResponderEliminar
  3. Lindas fotos e bem lembrada homenagem! beijos, chica

    ResponderEliminar
  4. Boa tarde Piedade,
    Uma homenagem bem merecida pelo fiel amigo do homem!
    Magníficas as fotos!
    Beijinhos,
    Ailime

    ResponderEliminar
  5. Hola Piedade. Es bueno que los perros tengan un día, para intentar concienciar a la gente, para que no se los abandone ni se los maltrate, son los mejores amigos del hombre. Pienso que los humanos deberíamos aprender de ellos.
    Feliz domingo.
    Un abrazo

    ResponderEliminar
  6. Piedade

    Esse dia deveria ser mais divulgado, até para enfatizar a importância do amor, cuidado e respeito que nossos queridos animais merecem.

    Simplicidade e Harmonia

    ResponderEliminar

Não sou fotógrafa, mas, gosto de fazer arte com a fotografia. Todas as palavras e as imagens deste blogue são de minha autoria, excepto as que estão assinaladas com os devidos créditos. Não são fotos perfeitas, nem eu quero que assim sejam, porque por vezes é na imperfeição que se encontra a beleza encoberta.
Muito obrigada pela visita!