quarta-feira, 18 de agosto de 2021

O dia do Gato Preto


O Dia do Gato Preto celebra-se a 17 de agosto.

Criado nos Estados Unidos da América como Black Cat Appreciation Day, o Dia da Apreciação do Gato Preto alastrou-se pelo mundo como um evento aberto a todos.

O objetivo central da data é o de divulgar a discriminação sofrida pelos gatos pretos e de promover a adoção destes felinos mais escuros.

Devido às superstições em certas culturas, o gato preto é associado ao azar, sendo o gato mais abandonado, o menos adotado e o mais rapidamente abatido. Por alturas do Halloween,não se permite a adoção de gatos pretos nos Estados Unidos devido ao registo de sacrifícios brutais com este animal.


Mitos sobre gatos pretos

Se hoje em dia se diz que cruzar-se com um gato preto dá azar, em séculos passados acreditava-se que os gatos pretos estavam ligados às trevas e que eram bruxas em forma de animal, levando à perseguição e extermínio destes animais.

Ironicamente, na Idade Média, a exterminação de gatos pretos levou até à proliferação das pestes nas populações europeias, através dos ratos.

O Dia do Gato visa combater os equívocos. Os gatos pretos são mesmo apontados por estudiosos como os gatos mais amigáveis e sociáveis.

Recuando mais atrás no tempo, encontra-se na Pérsia antiga a crença de que o gato preto era um espírito amigo, criado para fazer companhia ao homem no mundo, sendo que qualquer agressão a este animal era uma agressão ao espírito amigo.

Fonte: Calendarr

3 comentários:

  1. Não sabia que havia um dia dedicado ao gato preto, ainda bem, é uma boa forma de tentar combater as crendices e mitos sobre estes belos felinos. Pobres animais, discriminados apenas pela cor do seu pêlo.
    Linda foto.
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  2. Neste espaço é sempre a aprender. Obrigado.
    Um abraço.

    ResponderEliminar
  3. Boa tarde Piedade,
    Não sabia que existia o dia do gato preto.
    Esse é lindíssimo!
    Beijinhos,
    Ailime

    ResponderEliminar

Não sou fotógrafa, mas, gosto de fazer arte com a fotografia. Todas as palavras e as imagens deste blogue são de minha autoria, excepto as que estão assinaladas com os devidos créditos. Não são fotos perfeitas, nem eu quero que assim sejam, porque por vezes é na imperfeição que se encontra a beleza encoberta.
Muito obrigada pela visita!