quarta-feira, 19 de agosto de 2020

Dia Mundial da Fotografia



O Dia Mundial da Fotografia comemora-se anualmente a 19 de agosto.

A fotografia serve para eternizar momentos, para guardar recordações, para contar histórias em imagens, sem palavras, para mostrar um modo pessoal de ver o mundo ou simplesmente para dar prazer ao fotógrafo.


Esta data comemorativa celebra a arte de fotografar. Desde o fotógrafo amador ao profissional, neste dia o objetivo é reviver o amor pela fotografia. Com a proliferação da fotografia digital e dos telemóveis com câmaras, praticamente qualquer pessoa pode aventurar-se na fotografia no mundo atual.

Nesse dia decorrem várias iniciativas para celebrar a data, como por exemplo, workshops, maratonas de fotografia, concursos e palestras.

Origem do dia mundial da fotografia

A celebração da data tem origem na invenção do daguerreótipo, um processo fotográfico desenvolvido por Louis Daguerre (1787-1851), em 1837.

Mais tarde, em janeiro de 1839, a Academia Francesa de Ciências anunciou a invenção do daguerreótipo, e a 19 de agosto do mesmo ano o governo francês considerou a invenção de Daguerre como um presente "grátis para o mundo".

Outro processo fotográfico - o calótipo, inventado também em 1839 por William Fox Talbot (1800-1877), fez com que o ano de 1839 fosse considerado o ano da invenção da fotografia.

7 comentários:

  1. Boa tarde de paz, querida amiga Piedade!
    Muito lindos os efeitos nas fotos.
    Ah! O mar por si só ja é a beleza das fotos. Ainda mais incrementado com suas poses.
    Tenha dias abençoados!
    Bjm carinhoso e fraterno de paz e bem

    ResponderEliminar
  2. Felicidades para todos los que amamos la fotografía.
    Un abrazo

    ResponderEliminar
  3. Vi suas fotos no instagram e amei. Poder fotografar é um presente, não importa a qualidade do meio utilizado, quando não se faz da arte uma profissão. Os registros nos levam a reviver momentos adormecidos, a rever o que já nos trouxe brilho ao olhar. Bjs.

    ResponderEliminar
  4. Bom dia Piedade,
    Magníficas fotografias para assinalar o dia.
    Não sabia que ontem tinha sido o dia mundial da fotografia.
    Um beijinho e ótimo dia.
    Ailime

    ResponderEliminar
  5. Lindas imagens para comemorar o dia da fotografia.

    Parabéns!!!

    ResponderEliminar

Não sou fotógrafa, mas, gosto de fazer arte com a fotografia. Todas as palavras e as imagens deste blogue são de minha autoria, excepto as que estão assinaladas com os devidos créditos. Não são fotos perfeitas, nem eu quero que assim sejam, porque por vezes é na imperfeição que se encontra a beleza encoberta.
Muito obrigada pela visita!