segunda-feira, 17 de agosto de 2020

Dia do Gato Preto






O Dia do Gato Preto celebra-se a 17 de agosto.

Criado nos Estados Unidos da América como Black Cat Appreciation Day, o Dia da Apreciação do Gato Preto alastrou-se pelo mundo como um evento aberto a todos.

O objetivo central da data é o de divulgar a discriminação sofrida pelos gatos pretos e de promover a adoção destes felinos mais escuros.

Devido às superstições em certas culturas, o gato preto é associado ao azar, sendo o gato mais abandonado, o menos adotado e o mais rapidamente abatido. Por alturas do  Halloween, não se permite a adoção de gatos pretos nos Estados Unidos devido ao registo de sacrifícios brutais com este animal.

Mitos sobre gatos pretos

Se hoje em dia se diz que cruzar-se com um gato preto dá azar, em séculos passados acreditava-se que os gatos pretos estavam ligados às trevas e que eram bruxas em forma de animal, levando à perseguição e extermínio destes animais.

Ironicamente, na Idade Média, a exterminação de gatos pretos levou até à proliferação das pestes nas populações europeias, através dos ratos.

O Dia do Gato visa combater os equívocos. Os gatos pretos são mesmo apontados por estudiosos como os gatos mais amigáveis e sociáveis.

Recuando mais atrás no tempo, encontra-se na Pérsia antiga a crença de que o gato preto era um espírito amigo, criado para fazer companhia ao homem no mundo, sendo que qualquer agressão a este animal era uma agressão ao espírito amigo.


Fonte: Calendarr

14 comentários:

  1. Gosto de gatos pretos
    .
    Feliz inicio de semana.

    ResponderEliminar
  2. Desconhecia a existência deste dia... mas é totalmente merecido!
    Pobres animais que não se livram desta má fama... sempre associada à falta de sorte...
    Adorei as imagens! Já está a usar a nova interface do blogger, Piedade? Eu tenho usado a nova... e todas as semanas tem sempre surgido um problema novo... mas já consegui publicar de novo, e de forma que as publicações surjam nas listas de leitura dos blogues... mas ainda não consegui que as fotos surjam... mesmo publicando-as de todos os tamanhos e feitios... tenho notado, que tal também está a acontecer com alguns blogues... e ainda não descobri se passa por algum forma especial de publicar as fotos... ou de armazenamento de fotos... mas como o tempo não tem sido muito para me alargar em grandes experiências... cá se vai continuando a fazer experiências... e a constatar as alterações quase diárias no formato da nova interface...
    Beijinhos! Boa semana, e continuação de um óptimo Agosto!
    Ana

    ResponderEliminar
  3. Que engraçado ser dia do gato preto. Não sou supersticiosa. Gosto de gatos de todas as cores...
    Um grande beijo, minha Amiga.

    ResponderEliminar
  4. Bom dia querida amiga Piedade.
    Que lindos gatinhos, tenho um preto e branco , o Joca igualzinho ao da foto.
    Amo gatos.


    Tem festa par Ailime , acesse o link
    https://celebrandosuavida.blogspot.com/2020/08/niver-da-ailime.html

    Bom dia e boa semana,

    Bjss!

    ResponderEliminar
  5. Hola Piedade, no sabía que los gatos negros tenían un día, pero me alegro que sea así,yo doy de comer a gatos a abandonados y entre ellos gatos negros,y nunca me haha pasado nada,bueno felicidades a los gatos, que tengas una buena semana.
    Un abrazo

    ResponderEliminar
  6. Esses caras se consideram o dono da
    casa e o pior é que o são, mesmo.
    Eu tive um quando menino e depois
    da morte do meu pai a dele foi a
    que mais eu senti. É claro que há
    uma grande diferença entre eles e
    nós, mas, vamos combinar; eles são
    muito melhores, não são não? (risos)
    Beijos e beijos, um montão assim, oh!

    ResponderEliminar
  7. Os preconceitos atingem até os animaizinhos .Pobre mundo!
    Só quem tem um gatinho sabe como são dóceis e amigos. Seja de que cor for.
    Enfim, bom saber que tem data para prestar homenagens e quem sabe colocar juízo na cabeça de supersticiosos e negativos;
    lindas fotos felinas. rs
    abraços

    ResponderEliminar
  8. Agora há dias de tudo e para tudo! :) Mas são uns fofos!
    *
    Chegando devagar... :)
    .
    Uma semana recheada de emoções ... ultima partilha.
    .
    Beijo e uma excelente noite!

    ResponderEliminar
  9. No puedes ser nunca el dueño de un gato, en el mejor de los casos te permite ser su acompañante. Harry Swanson.
    Muy lindos Piedade. Me gustan.
    Buen martes. Cuídate.
    Un abrazo.

    ResponderEliminar
  10. Boa tarde Piedade,
    Que lindos esses olhos verdes dos gatinhos!
    Realçam no preto!
    Eu não tenho nenhum, mas não gosto de discriminações.
    Um beijinho e boa semana.
    Ailime

    ResponderEliminar
  11. Querida Piedade,
    Eu não tenho gatos mas gosto desses felinos inteligentes!
    Não sabia que havia uma data específica para os gatos pretos! Otimo!
    Tenho amigas que resgatam os gatos pretos porque não são adotados por tolas supertições.
    Belíssimas fotos e belo post informativo!!
    Beijos,
    Vilma

    ResponderEliminar
  12. Lindo gato, miauuu
    por mi casa siempre corretean sin permiso...

    ResponderEliminar
  13. Gostei muito do seu texto. Quando criança tinha medo deles, por serem, de fato, associados ao azar. Hoje, vejo apenas beleza nos gatos pretos, que tão bem fotografou. Piedade, li seu poema insônia, na Tais. Magnífico! Bjs.

    ResponderEliminar
  14. Piedade, não sabia que tinha este dia do gato preto. Realmente eles são muito discriminados e por pura ignorância.Como um bichinho tão fofo vai dar azar pra alguém? A idade média foi a idade das trevas!Ainda bem que as coisas estão mudando. Beijos!💋

    ResponderEliminar

Não sou fotógrafa, mas, gosto de fazer arte com a fotografia. Todas as palavras e as imagens deste blogue são de minha autoria, excepto as que estão assinaladas com os devidos créditos. Não são fotos perfeitas, nem eu quero que assim sejam, porque por vezes é na imperfeição que se encontra a beleza encoberta.
Muito obrigada pela visita!