quarta-feira, 26 de agosto de 2020

Dia do Cão

O Dia do Cão comemora-se anualmente no dia 26 de agosto. Sim, o melhor amigo do homem tem um dia especial!

O Dia do Cão celebra este impressionante animal e todas as suas tradicionais características, em especial a sua lealdade! Um dos mais queridos animais de estimação dos seres humanos desde tempos imemoriais tem assim uma oportunidade de ser ainda mais acarinhado pelos seus donos.

Aproveita-se ainda o Dia Mundial do Cão para consciencialização das populações para a importância da defesa dos direitos dos cães e dos animais de companhia em geral. Atualmente existem milhares de cães em Portugal vítimas de maus tratos.

Muitos vivem na rua, um problema que se agrava com altas taxas de abandono, especialmente na altura do verão. Vem daí também a importância da escolha do mês de agosto para a celebração da data.

A data é aproveitada ainda para promover vários tipos de ação, entre as quais a adoção consciente de cães em canis ou abrigos temporários.

É importante relembrar que o abandono e maus-trato a animais de companhia em Portugal constituem crime segundo os artigos 387º e 388º da Lei n.º 69/2014, de 29 de Agosto.

O Dia Mundial do Cão é comemorado no dia 26 de agosto por influência da América do Norte, que começou a celebrar o National Dog Day nessa data.

10 comentários:

  1. Que linda foto e homenagem! bjs, chica

    ResponderEliminar
  2. Queria ver um gato estar assim dentro de água, lol
    Gostei das belas fotos
    .
    Abraço amigo

    ResponderEliminar
  3. Fotos lindas, Piedade! Gosto de cães, pois são grandes amigos. Não tenho um porque mantê-lo em apartamento não seria fácil, já que moro sozinha. Confesso que desconhecia essa comemoração. Aqui também há muitos abandonados, principalmente nessa época de pandemia. A legislação os protege, mas os seres humanos são imprevisíveis. Bjs.

    ResponderEliminar
  4. Buen baño se ha dado ese precioso perro...viene bien un buen baño, ante las calores del verano.

    Besos

    ResponderEliminar
  5. Boa noite Piedade,
    Duas fotos magníficas!
    Não tenho, mas respeito-os e fico muito triste quando os vejo abandonados e infelizmente já vi alguns e pior ainda, um cão a ser abandonado numa estrada da, serra de Sintra, por pessoas que seguiam num carro e o animal correu, correu tanto que acabaram por parar, porque foram vistos. Foi uma cena muito triste.
    Beijinhos,
    Ailime

    ResponderEliminar
  6. Boa noite de paz, querida amiga piesade!
    Nem sabia que tinha o Dia.
    Muito bom ter carinho com os animais.
    Eles merecem ser bem tratados.
    Tenha dias abençoados!
    Bjm carinhoso e fraterno de paz e bem

    ResponderEliminar
  7. Tengo un perrito de la calle que me saluda siempre...se parece a este, muy bien
    ellos son muy fieles guardianes, la mejor mascota además-

    ResponderEliminar
  8. Hola Piedade, bonitas las fotos, son los los mejores amigos, y no entiendo como hay gente que los maltrata ,debería estar bien castigado, feliz jueves.
    Un abrazo

    ResponderEliminar

Não sou fotógrafa, mas, gosto de fazer arte com a fotografia. Todas as palavras e as imagens deste blogue são de minha autoria, excepto as que estão assinaladas com os devidos créditos. Não são fotos perfeitas, nem eu quero que assim sejam, porque por vezes é na imperfeição que se encontra a beleza encoberta.
Muito obrigada pela visita!