sábado, 13 de julho de 2019

Chafariz D. João V (Alpedrinha)



O Chafariz de D. João V é um chafariz localizado ao cimo da vila de Alpedrinha, um pouco abaixo do Palácio do Picadeiro, no Largo do Chafariz no concelho do Fundão, distrito de Castelo Branco. É também conhecido por Chafariz Real ou das Seis Bicas.

Trata-se de um chafariz monumental. Foi construído durante o reinado do rei D.João V de Portugal, possivelmente no ano de 1714. Foi edificado em granito, e é constituído por um baluarte com três faces, cada uma com sua bica, que jorram água para um tanque comum. Por cima do baluarte está uma coroa que cobre as armas reais do monarca D. João V de Portugal.

Origem: Wikipédia

5 comentários:

  1. Maravilhosa postagem! Amei!

    Beijo. Bom fim de semana!

    ResponderEliminar
  2. Lindas imagens, incluindo a da Moça:))

    Hoje:- O coração não mente...

    Bjos
    Votos de um óptimo fim-de-semana

    ResponderEliminar
  3. É uma reportagem e ótima!
    Ótima semana, Poetisa.
    Beijinho
    ~~~~

    ResponderEliminar
  4. Não conhecia e gostei de o fazer.
    Beijos
    ~~~

    ResponderEliminar
  5. Como a pedra se anima de cor
    Como ela refresca do calor!!!

    Belíssimo trabalho.
    Num golpe d'asa deste vida à morta natureza das pedras: Clic, Clic, Clic (até podem ter sido mais, mas foram 3 que editaste). E uma nota histórica a completar o ramalhete.
    Beijo.

    ResponderEliminar

Não sou fotógrafa, mas, gosto de fazer arte com a fotografia. Todas as palavras e as imagens deste blogue são de minha autoria, excepto as que estão assinaladas com os devidos créditos. Não são fotos perfeitas, nem eu quero que assim sejam, porque por vezes é na imperfeição que se encontra a beleza encoberta.
Muito obrigada pela visita!