sexta-feira, 31 de agosto de 2018

Piodão



A Aldeia Histórica do Piódão constitui um conjunto arquitetónico de rara beleza pelo seu enquadramento natural, mas também pela sua antiguidade, unidade e estado de preservação das construções, sendo apelidada por muitos como “aldeia presépio” dada a sua configuração que se espraia pela encosta do monte com as casas em xisto e lousa e as janelas e portas pintadas de azul, em anfiteatro.

Enquadra-se na tipologia das “Aldeias Históricas”. Sabe-se que a aldeia do Piódão serviu de abrigo a muitos que se pretendiam esconder ou por questões políticas em épocas mais severas, ou por questões jurídicas. No entanto, não foram só foragidos que a procuraram. No século XIX, o Cónego Manuel Fernandes Nogueira, fundou um colégio que preparava alunos para a entrada no seminário. Muitos rapazes da Beira Interior passaram pelo colégio entre 1886 e 1906.

A história da aldeia perde-se na noite dos tempos. Poucos são os vestígios que permitem reconstruir a história, no entanto, os achados arqueológicos de Chãs d’Égua são um importante testemunho da possível antiguidade da aldeia.

A povoação de Piódão está classificada como Imóvel de Interesse Público pelo Decreto n.º 95/78, DR, I Série, n.º 210, de 12-09-1978 

Fonte:Arganil Municipio

5 comentários:

  1. Piedade,
    Que informações
    maravilhosas.
    Me senti conhecendo de
    fato o lugar.
    Bjins
    CatiahoAlc.

    ResponderEliminar
  2. Excelente imagem e texto:)) Parabéns.

    Hoje, do Gil António:- Lágrimas em pingos de amor

    Bjos
    Votos de uma boa noite

    ResponderEliminar
  3. Pena é já haver construções que nada têm a ver com a Aldeia Presépio !
    Como tal foi possível numa aldeia classificada ?

    Beijo de férias, Piedade.

    ResponderEliminar
  4. Uma fotografia bem pensada.
    E a serra enquadrada na moldura geométrica do xisto em construção?
    Já disse, não sei onde, que a serra é construção superior à aldeia.
    Beijo, Piedade.

    ResponderEliminar

Não sou fotógrafa, mas, gosto de fazer arte com a fotografia. Todas as palavras e as imagens deste blogue são de minha autoria, excepto as que estão assinaladas com os devidos créditos. Não são fotos perfeitas, nem eu quero que assim sejam, porque por vezes é na imperfeição que se encontra a beleza encoberta.
Muito obrigada pela visita!