sábado, 19 de abril de 2025

Sábado Santo



Sábado Santo, Dia do Senhor ou Sábado de Aleluia é o dia a seguir à Sexta-Feira Santa e que antecede a Páscoa.

Este dia, que é o segundo do Tríduo Pascal, celebra o repouso de Jesus Cristo no túmulo após o martírio e a crucificação. Este é, assim, um dia de silêncio e de meditação, em que se contempla o mundo sem Cristo e sem a esperança da ressurreição.

Tradições do Sábado Santo

Nas igrejas católicas romanas evitam-se as decorações e a administração dos sacramentos. É feita a Vigília Pascal, celebração que tem inicio com as luzes da igreja apagadas, porque nesse dia o círio é acesso.

O Círio Pascal, uma vela grande que traz inscrito o ano e as letras Alfa e Ômega, simboliza a luz de Cristo e é usado para acender a vela nas celebrações do Batismo.

Na Igreja Ortodoxa, este dia é conhecido como Grande Sábado, onde o espírito de Jesus terá descido ao inferno e levado para o paraíso as almas dos justos por lá perdidas.

Já nas tradições ortodoxas coptas, etíopes e eritreias, este dia é conhecido como o Sábado de Alegria.

4 comentários:

  1. A vela vela
    dá luz a quem não vê
    a alma que a contém
    (Aqui vê-se que tem)

    Boa ressurreição.

    ResponderEliminar
  2. Bom dia. Bonita publicação. Amei ver e ler. Deixo votos de uma santa e feliz Páscoa.
    Cumprimentos poéticos

    ResponderEliminar
  3. Cada día de estas fiestas, dar el testimonio de lo relevante...lindo domingo de Resurrección.

    ResponderEliminar
  4. A Semana Santa é bem definida com as passagens de Cristo por Jerusalém até sua morte e a esperança de saber da ressurreição.Na miha infancia neste dia usava construir Judas para ser incendiado numa forma de revanche pela traiçãao.
    Boas informações amiga.
    Bjs

    ResponderEliminar

Não sou fotógrafa, mas, gosto de fazer arte com a fotografia. Todas as palavras e as imagens deste blogue são de minha autoria, excepto as que estão assinaladas com os devidos créditos. Não são fotos perfeitas, nem eu quero que assim sejam, porque por vezes é na imperfeição que se encontra a beleza encoberta.
Muito obrigada pela visita!