Este dia, que é o segundo do Tríduo Pascal, celebra o repouso de Jesus Cristo no túmulo após o martírio e a crucificação. Este é, assim, um dia de silêncio e de meditação, em que se contempla o mundo sem Cristo e sem a esperança da ressurreição.
Tradições do Sábado Santo
Nas igrejas católicas romanas evitam-se as decorações e a administração dos sacramentos. É feita a Vigília Pascal, celebração que tem inicio com as luzes da igreja apagadas, porque nesse dia o círio é acesso.
O Círio Pascal, uma vela grande que traz inscrito o ano e as letras Alfa e Ômega, simboliza a luz de Cristo e é usado para acender a vela nas celebrações do Batismo.
Na Igreja Ortodoxa, este dia é conhecido como Grande Sábado, onde o espírito de Jesus terá descido ao inferno e levado para o paraíso as almas dos justos por lá perdidas.
Já nas tradições ortodoxas coptas, etíopes e eritreias, este dia é conhecido como o Sábado de Alegria.
A vela vela
ResponderEliminardá luz a quem não vê
a alma que a contém
(Aqui vê-se que tem)
Boa ressurreição.
Bom dia. Bonita publicação. Amei ver e ler. Deixo votos de uma santa e feliz Páscoa.
ResponderEliminarCumprimentos poéticos
Cada día de estas fiestas, dar el testimonio de lo relevante...lindo domingo de Resurrección.
ResponderEliminarA Semana Santa é bem definida com as passagens de Cristo por Jerusalém até sua morte e a esperança de saber da ressurreição.Na miha infancia neste dia usava construir Judas para ser incendiado numa forma de revanche pela traiçãao.
ResponderEliminarBoas informações amiga.
Bjs