domingo, 20 de abril de 2025

Domingo de Páscoa


A Páscoa celebra a ressurreição de Jesus Cristo. É um feriado móvel comemorado sempre num domingo, conhecido como o Domingo de Páscoa.

Segundo a Bíblia, após a crucificação e morte de Cristo, recordada na Sexta-Feira Santa, Cristo ressuscitou ao terceiro dia (sexta-feira é o primeiro dia, sábado é o segundo e domingo é o terceiro).

A data serve como momento de reflexão, em homenagem à vida e morte de Cristo, e de agradecimento e glorificação do seu sofrimento.

A Páscoa é celebrada também pela reunião da família, sendo um momento de confraternização e de alegria.

Páscoa em Portugal

Em Portugal, a população católica recebe a visita do compasso pascal no Domingo de Páscoa. O compasso é composto por um grupo de fiéis católicos que percorrem as ruas com uma cruz e um pequeno sino para anunciar a sua chegada.

Quando convidados pelos habitantes a entrar nas casas, benzem a casa e seus moradores, anunciando a boa nova da ressurreição de Jesus Cristo.

Sete dias antes da Páscoa celebra-se o Domingo de Ramos, um dia dedicado aos padrinhos e madrinhas. Os afilhados oferecem flores ou plantas aos seus padrinhos e madrinhas e estes retribuem com o "folar", ou seja, com uma prenda no dia de Páscoa.

O pão-de-ló, os papos de anjo, o folar, as amêndoas e os ovos da Páscoa são alguns dos doces tradicionais desta época festiva.
Fonte :Calendarr

4 comentários:

  1. Que a Páscoa seja abençoada, alegre e feliz !
    🐰🌸🐰🌸🐇🌸🐇🌸
    beijos, chica

    ResponderEliminar
  2. Valha-nos a utopia da ressurreição
    vivida na tradição dos afectos e
    das coisas doces e belas
    que nos povoam a memória.
    Difícil é operar a sua/nossa própria ressurreição.
    Boa Páscoa.

    ResponderEliminar
  3. Gosto de saber destas tradições e costumes.
    O sentimento religioso é muito forte e bonito e viver estas festas, é um modo de expressar nossa fé e respeito.
    Que tenhamos uma Feliz Páscoa amiga.
    Bjs

    ResponderEliminar

Não sou fotógrafa, mas, gosto de fazer arte com a fotografia. Todas as palavras e as imagens deste blogue são de minha autoria, excepto as que estão assinaladas com os devidos créditos. Não são fotos perfeitas, nem eu quero que assim sejam, porque por vezes é na imperfeição que se encontra a beleza encoberta.
Muito obrigada pela visita!