quarta-feira, 26 de junho de 2024

O Medronho




 O medronheiro (Arbutus unedo L.) é um arbusto ou pequena árvore, frutífera e ornamental da família Ericaceae. É nativa da região mediterrânica e Europa Ocidental podendo ser encontrada tanto a norte como a oeste da França e Irlanda. O seu fruto é denominado medronho. Em Portugal, pode ser encontrado por todo o país, com maior concentração nas serras do Caldeirão e Monchique.
Pode atingir entre oito a dez metros, apresenta a copa densa e arredondada, sobretudo numa fase inicial de desenvolvimento.
O fruto é globoso, granuloso, verrugoso, de cor amarelada e por fim avermelhada quando maduro, sendo comestível.
A floração ocorre de Outubro a Janeiro, em simultâneo com o amadurecimento e queda dos frutos do ano anterior. Tolera condições de stress hídrico e solos degradados. Devido à abundância da sua floração, o medronheiro é uma espécie com interesse do ponto de vista apícola.
Quem tiver interesse em explorar este recurso, deverá definir o produto a aproveitar, podendo ser um ou vários dos seguintes:

• Fruto fresco;
• Fruto desidratado;
• Fruto para produção de aguardente de medronho;
• Ramos para arranjos florais

O produto mais conhecido será, sem dúvida, a aguardente de medronho, obtida por fermentação alcoólica e destilação dos frutos ou do seu mosto. Outros produtos serão os medronhos frescos, licor, vinagre, doce, compota e geleia, frutos em calda, frutos congelados e frutos secados.

Fonte :https://www.ccres.pt/medronho

3 comentários:

  1. Agora já sei o que é o medronho.
    Um abraço.

    ResponderEliminar
  2. Nunca tinha ouvido e ou lido sobre este fruto. Vou pesquisar se há por aqui com outro nome. Belas fotos e informações amiga.
    Grato por partilhar.
    Bjos

    ResponderEliminar
  3. Bonitas fotos.
    Medronheiro medronho
    no ponto final enganador
    de fruto embriagador
    vermelhusco medonho
    Bj.

    ResponderEliminar

Não sou fotógrafa, mas, gosto de fazer arte com a fotografia. Todas as palavras e as imagens deste blogue são de minha autoria, excepto as que estão assinaladas com os devidos créditos. Não são fotos perfeitas, nem eu quero que assim sejam, porque por vezes é na imperfeição que se encontra a beleza encoberta.
Muito obrigada pela visita!