quinta-feira, 13 de junho de 2024

Dia de Santo António


O Dia de Santo António é celebrado no dia 13 de junho, data da sua morte.

Por que Santo António é um santo popular?

Santo António nasceu em Lisboa. Sua popularidade é tão grande na terra onde nasceu que muitas pessoas pensam que ele seja o padroeiro da cidade. Mas, na verdade, o padroeiro de Lisboa é São Vicente.

Santo António é conhecido como o "santo casamenteiro", a quem os jovens costumam pedir ajuda para arranjar namorada(o) e/ou para casar.

Este santo também é conhecido como o santo dos pobres e o santo das coisas e das causas perdidas. Sempre que se perde algo, pode-se rezar a Santo António em auxílio, para este ajudar a encontrar a coisa perdida.

As crianças podem dar uma esmolinha ao Santo António e pedir proteção e saúde.

Santo António nasceu a 15 de agosto de 1195, em Lisboa, e faleceu a 13 de junho de 1231, em Pádua.
Foi assim escolhido o dia 13 para a sua celebração.

Tradições de Santo António

Neste dia é feriado municipal em Lisboa. As festividades da cidade são marcadas pelas marchas populares e pelos casamentos de Santo António (no dia 12 de junho), com a celebração de vários casamentos em conjunto e com os arraiais nos bairros da cidade.

Os lisboetas têm por hábito festejar o Santo António nas ruas da cidade, enfeitando as casas e os bairros históricos com cores coloridas e colocando manjericos nas janelas. O Santo António faz parte das celebrações das Festas de Lisboa, que costumam realizar-se todos os anos em junho.

A tradição manda que no dia de Santo António os foliões comam sardinhas assadas, caldo verde, pimento assado e broa.

Fonte Calendarr

3 comentários:

  1. Belas informações do santo casamenteiro Pity.
    Quando criança era engraçado ver as moças fazendo simpatias com o Santo.
    Participei de varias trezenas quando lá no interior. Minha mãe era devota dele e assim levei o nome de Antônio em sua homenagem e após ela ter perdido alguns bebes.
    No centro histórico há grande festa aqui na sua igreja.
    Grato pela partilha amiga.
    Bjs

    ResponderEliminar
  2. Como é que um jovem que viveu 36 anos granjeou uma aura de santo? Ser-se santo não é uma questão de tempo, é de virtude consensual.
    As sardinhas estão boas?
    Boa festa, Piedade Sol.

    ResponderEliminar
  3. Que bello, comentaba por el blog de Ailime que lo conocí años atrás y si trato de conocer más de él ,sus historias son conmovedoras.
    Abrazo.

    ResponderEliminar

Não sou fotógrafa, mas, gosto de fazer arte com a fotografia. Todas as palavras e as imagens deste blogue são de minha autoria, excepto as que estão assinaladas com os devidos créditos. Não são fotos perfeitas, nem eu quero que assim sejam, porque por vezes é na imperfeição que se encontra a beleza encoberta.
Muito obrigada pela visita!