domingo, 24 de março de 2024

Domingo de Ramos


O Domingo de Ramos é uma festa móvel que se celebra no domingo anterior ao Domingo de Páscoa.

Nesse dia, que não é feriado e marca o início da Semana Santa, comemora-se a entrada de Jesus Cristo em Jerusalém, onde ele foi aclamado por multidões como o Filho de Deus.

Significado do Domingo de Ramos

O Domingo de Ramos significa o reconhecimento de Jesus como filho de Deus.

Isso porque, nessa ocasião, as pessoas receberam Jesus abanando ramos de oliveira e palmeira, os quais representam a vitória de Jesus.

Jesus era um rei humilde, que entrou na cidade montado em um jumentinho. Além da humildade, o jumento representa a paz; o inverso do cavalo, que remete à guerra.

Tradições do Domingo de Ramos

Para lembrar a data, os católicos costumam levar ramos para a missa para serem benzidos. Também é comum encontrar-se ramos de palmeiras colocados em forma de cruz nas igrejas e nas ruas.

Outra tradição do Domingo de Ramos é o costume de os afilhados oferecerem flores ou ramos aos seus padrinhos e madrinhas, os quais, no domingo seguinte, retribuem o gesto com o "folar", isto é, como a prenda da Páscoa.

Procissão do Domingo de Ramos

No Domingo de Ramos realizam-se procissões de norte a sul de Portugal.

À semelhança do dia em que Jesus foi aclamado pelas pessoas que traziam ramos consigo, nesta data, as pessoas acompanham a procissão com ramos.

Durante a cerimónia do Domingo de Ramos esses ramos são benzidos. Por isso, há pessoas que escolhem levar um ramo de uma planta de chá, que possam consumir posteriormente.

3 comentários:

  1. Texto didático que muito gostei de ler.
    .
    Saudações poéticas e amigas. Feliz domingo.
    .
    Poema: “ Deixa brilhar o teu olhar “
    .

    ResponderEliminar
  2. Abençoados os ramos dos Ramos provavam, outrora, o seu préstimo protector na fé; contra intempéries e males comuns à mortalidade. Dispensados, agora, neste tempo do conhecimento científico, da meteorologia dos 10, dos 14 dias ou mais, da psicanálise, da omnipresente e omnisciente net, do homem tão clarividente, tão consciente do seu ego, tão imortal, (afinal material, orgânico de balofo dourado)... Que préstimo terão senão o do instante que é descartado, no minuto seguinte, da mente e da mão para o contentor do esquecimento?

    O tempo arrefeceu hoje, e a chuva vem lavar-nos das poeiras que nos afligem a os olhos. E a alma.
    Boa semana, Piedade.

    ResponderEliminar
  3. Uma linda passagem da vida do Salvador. A entrada triunfal para a paixão. Os ramos abençoados as janelas enfeitadas e a morte a espreitar para o salvar. Que o sentimento de amor renasça nos corações e torne a vida mais leve nestes tempos de guerra e ganancias.
    Feliz esteja sua Semana Santa amiga.
    Bjs e paz no coração.

    ResponderEliminar

Não sou fotógrafa, mas, gosto de fazer arte com a fotografia. Todas as palavras e as imagens deste blogue são de minha autoria, excepto as que estão assinaladas com os devidos créditos. Não são fotos perfeitas, nem eu quero que assim sejam, porque por vezes é na imperfeição que se encontra a beleza encoberta.
Muito obrigada pela visita!