quinta-feira, 21 de março de 2024

Dia Mundial da Poesia-Dia Mundial da Árvore e Dia Europeu da Criatividade Artistica

O Dia Mundial da Poesia celebra-se todos os anos a 21 de março.

A data foi criada na 30ª Conferência Geral da UNESCO em 16 de novembro de 1999.

O Dia Mundial da Poesia comemora a diversidade do diálogo, a livre criação de ideias através das palavras, da criatividade e da inovação. A data visa a importância da reflexão sobre o poder da linguagem e do desenvolvimento das habilidades de cada pessoa. Isso porque a poesia contribui para a diversidade criativa, inferindo na nossa perceção e compreensão do mundo.

*_______________________*

O Dia Mundial da Árvore ou da Floresta celebra-se anualmente a 21 de março.

O Dia Mundial da Árvore ou da Floresta celebra-se anualmente a 21 de março.

Neste dia decorrem várias ações de arborização e reflorestação, em diversos locais do mundo.

O objetivo da comemoração do Dia Mundial da Árvore é sensibilizar a população para a importância da preservação das árvores, quer ao nível do equilíbrio ambiental e ecológico, como da própria qualidade de vida dos cidadãos. Estima-se que 1000 árvores adultas absorvem cerca de 6000 kg de CO2 (dióxido de carbono).

30% da superfície terrestre está coberta por florestas, onde se realiza a fotossíntese - produção de oxigénio a partir de dióxido de carbono. As florestas, em conjunto com as algas marinhas são apelidadas dos "pulmões do mundo", não apenas pela sua função de manutenção e renovação dos ecossistemas, como também pela sua importância em áreas estratégicas como a economia e a produção de bens e alimentos.

Origem do Dia

A celebração do Dia Mundial da Árvore ou da Floresta começou a 10 de abril de 1872, no estado norte-americano do Nebraska (EUA). O seu mentor foi o jornalista e político Julius Sterling Morton, que incentivou a plantação ordenada de árvores no Nebraska, promovendo o "Arbor Day".

Em Portugal, a 1.ª Festa da Árvore comemorou-se a 9 de março de 1913 e o 1.º Dia Mundial da Floresta a 21 de março de 1972.

*___________________*

O Dia Europeu da Criatividade Artística celebra-se a 21 de março por toda a Europa.


.O Dia Europeu da Criatividade Artística celebra-se a 21 de março por toda a Europa.
As comemorações decorrem toda uma semana ou mais, podendo as cidades europeias escolher integrar as ações desta efeméride a gosto. As câmaras municipais tentam integrar o maior número de pessoas possível nas suas ações, sobretudo junto dos mais novos.
Como não existem regras para a criatividade, o Dia Europeu da Criatividade Artística pode ser celebrado de diversas formas, com variadas atividades. Desde dançar a ler poemas, a pintar, ou a filmar, o leque de opções é vasto. Na falta de ideias, no site do Dia Europeu da Criatividade Artística encontra-se disponível uma lista de atividades a desenvolver neste dia.
A criatividade é a arte de criar e inventar, uma qualidade e uma capacidade de quem é original, inventivo.


Fonte Calendarr


4 comentários:

  1. "Que bom seria plantar flores sobre as ondas". Lindo momento de encantamento na poesia, que tão bem comemora a data desta senhora que nos assedia noite e dia, que vem como ondas revirando palavras e sentimentos num verdadeiro turbilhão de emoções. Viva a nossa poesia e viva o verde que nos faz respirar algo de mais puro, que quebra o cinza do cimento e aço. Reflorestar é preciso amiga.
    Linda poesia ótimas informações sobre a data.
    Bjs e paz no coração com poesia.

    ResponderEliminar
  2. Parabéns, Piedade Sol, por esta excelente edição. Obrigado, poeta-fotógrafa por trazer, sempre, trabalho distinto.

    "Plantar flores sobre as ondas"
    loiras loiras, em contraluz, loiras
    cavalgam magníficas sobre
    esta praia maresias esfiapadas:
    sal no cabelo e azul no céu

    Beijo.

    ResponderEliminar
  3. Dia de variadas comemorações. Todas de elevado realce e valor para a humanidade.
    .
    Saudações poéticas e amigas
    .

    ResponderEliminar
  4. Boa noite de Poesia, querida amiga Pity!
    Um belo apanhado das datas comemorativas da vez.
    Parabéns pelo Dia que é também seu!
    Tenha uma primavera abençoada!
    Beijinhos com carinho fraterno

    ResponderEliminar

Não sou fotógrafa, mas, gosto de fazer arte com a fotografia. Todas as palavras e as imagens deste blogue são de minha autoria, excepto as que estão assinaladas com os devidos créditos. Não são fotos perfeitas, nem eu quero que assim sejam, porque por vezes é na imperfeição que se encontra a beleza encoberta.
Muito obrigada pela visita!