quarta-feira, 16 de novembro de 2022

Dia Nacional do Mar





Dia Nacional do Mar celebra-se a 16 de novembro.

Neste dia decorrem várias iniciativas em Portugal tendo em vista mostrar a importância do mar para a economia e para o desenvolvimento nacional.

Importância do mar

O mar assume uma importância estratégica para Portugal, sendo um setor vital para a economia portuguesa e para o produto interno bruto (PIB).

De acordo com dados divulgados em 2013, o mar português dá trabalho a 100 mil pessoas e representa uma riqueza anual de 8 mil milhões de euros.

Origem da data

A celebração do Dia Nacional do Mar teve origem na "Convenção das Nações Unidas sobre o Direito do Mar", que entrou em vigor a 16 de novembro de 1994. Portugal ratificou o documento em 1997.

Esta convenção é muito importante, pois é a partir dela que são estabelecidos, entre outros, os limites marítimos inerentes à Zona Económica Exclusiva e à Plataforma Continental.

Portugal é um país fortemente ligado ao mar, ficando marcado para a posterioridade como o país dos Descobrimentos marítimos.

Neste dia pode visitar Belém e o Museu da Marinha, por exemplo, onde se realizam iniciativas especiais ligadas à data.

Fonte:Calendarr

8 comentários:

  1. Linda homenagem ao dia do mar que nós adoramos ver e nele estar! beijos, chica

    ResponderEliminar
  2. O mar como lugar de beleza mas... nem sempre.
    Um abraço.

    ResponderEliminar
  3. No Brasil, esse dia é Celebrado em 12 de outubro. O Dia Nacional do Mar tem como objetivo principal fomentar o debate acerca da proteção dos oceanos, por meio de ações governamentais e cotidianas. E você também pode contribuir nessa luta diária.
    Sabia que o Brasil possui um dos litorais mais extensos do mundo? As belas praias espalhadas ao redor do país são fontes riquíssimas de subsistência para milhões de brasileiros. Segundo dados do Ministério do Meio Ambiente, 17 estados brasileiros possuem trechos de costa litorânea, totalizando mais de 8.500km e 400 municípios.

    ResponderEliminar
  4. Boa tarde Piedade,
    Um dia muito bem lembrado aqui com as suas belas fotografias.
    Não podemos esquecer também que o mar está cada vez mais poluído e temos que evitar a todo o custo que isso aconteça. Graves alterações climáticas estão a acontecer.
    Beijinhos,
    Ailime

    ResponderEliminar
  5. Há que se cuidar do mar como das amizades, não pode degradar dia após dia amiga.
    Uma data para criar uma preocupação para os desmandos dos homens.
    Suas fotos estão belas e locais maravilhosos.
    Bjs

    ResponderEliminar
  6. Há um delírio, um turbilhar azul
    que que me percorre por inteiro:
    ai mar, mar, mar grave
    azul, azul, azul profundo
    a quem viras, tu, as costas?
    - À indiferença dolosa dos Homens
    da Terra.

    Beijo.

    ResponderEliminar

Não sou fotógrafa, mas, gosto de fazer arte com a fotografia. Todas as palavras e as imagens deste blogue são de minha autoria, excepto as que estão assinaladas com os devidos créditos. Não são fotos perfeitas, nem eu quero que assim sejam, porque por vezes é na imperfeição que se encontra a beleza encoberta.
Muito obrigada pela visita!