quinta-feira, 14 de abril de 2022

Quinta Feira Santa

A Quinta-feira Santa é a quinta-feira da Semana Santa, a semana anterior ao domingo de Páscoa. Trata-se de uma data móvel que não é feriado no Brasil.

Nessa data, conhecida também como Quinta-feira de Endoenças, a igreja recorda o dia em que Jesus jantou com os seus apóstolos antes de ser morto na sexta-feira santa, episódio conhecido como Última Ceia.

Na quinta-feira santa, durante a celebração da missa, é costume o padre lavar os pés de 12 pessoas, lembrando o ato de humildade de Jesus quando ele próprio lavou os pés dos apóstolos.

A celebração do Lava-pés, como é chamada, encerra o período da Quaresma. Lembrando que Quaresma, de 40 dias, é o tempo de penitência que começa na Quarta-feira de Cinzas. Esse período evoca os dias em que Jesus passou no deserto.

Além do Lava-pés, nesse dia a igreja celebra dois sacramentos, os quais foram instituídos através das palavras de Jesus, conforme pode ser lido na Bíblia:

Tomando o pão, deu graças, partiu-o e o deu aos discípulos, dizendo: "Isto é o meu corpo dado em favor de vocês; façam isto em memória de mim". (Lucas 22, 19)

Essas palavras se referem aos sacramentos da Eucaristia e da Ordem. A Eucaristia é o sacramento em que os fiéis recebem e consomem uma partícula feita de farinha, que após um ato religioso acreditam que seja o próprio corpo de Jesus Cristo.

A Ordem é o sacerdócio. Quando Jesus pediu “façam isto em memória de mim”, estava preparando aquele grupo para celebrar a Eucaristia e também para continuar a sua missão, que é a missão dos padres, bispos e demais homens preparados pela igreja.

Também é na quinta-feira que os santos óleos são benzidos. Esses óleos são os utilizados nas celebrações do Batismo, Crisma, bem como na unção de enfermos.

Após a celebração da quinta-feira santa, tem início o Tríduo Pascal, que recorda os três momentos mais importantes da Páscoa: a paixão, que significa sofrimento; a morte e a ressurreição de Jesus.

5 comentários:

  1. O saber nunca ocupou lugar. Grato pela partilha
    .
    Uma Páscoa Feliz
    .
    Pensamentos e Devaneios Poéticos
    .

    ResponderEliminar
  2. Abençoado Tríduo Pascal, querida amiga Pity!
    Com Jesus, temos TUDO.
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  3. Muito obrigada pela publicação! Amém 🙏🙏
    --
    Em cada pétala pode ter um verso

    Beijos e uma tarde

    ResponderEliminar
  4. Olá Piedade,
    Lindo interior desta igreja.
    Continuação de uma Semana Santa abençoada.

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  5. passando para desjar uma linda e feliz pascoa bjs saude

    ResponderEliminar

Não sou fotógrafa, mas, gosto de fazer arte com a fotografia. Todas as palavras e as imagens deste blogue são de minha autoria, excepto as que estão assinaladas com os devidos créditos. Não são fotos perfeitas, nem eu quero que assim sejam, porque por vezes é na imperfeição que se encontra a beleza encoberta.
Muito obrigada pela visita!