O Palácio de Monserrate insere-se no Parque de Monserrate, situado na Freguesia de São Martinho.
O palácio foi projectado pelos arquitectos Thomas James Knowles (pai e filho) e construído em 1858, por ordem de Sir Francis Cook, visconde de Monserrate. A elaboração dos jardins soube explorar as particularidades micro-climáticas da Serra, obtendo-se, deste modo, um magnífico parque, no qual se podem observar, ainda hoje, mais de 3.000 espécies exóticas.
Este palácio, que foi a residência de Verão da família Cook, foi construído sobre as ruínas da mansão neo-gótica edificada pelo comerciante inglês Gerard de Visme, o responsável pelo primeiro palácio de Monserrate. William Beckford alugou a propriedade em 1793, realizando obras no palácio, começando a criar um jardim paisagístico. É um exemplar sugestivo do Romantismo português, ao lado de outros palácios na região, como o Palácio da Pena. Actualmente encontra-se classificado como Imóvel de Interesse Público desde 1978.
O Palácio de Monserrate foi visitado por Lord Byron, poeta anglo-escocês e figura grada do Movimento Romântico. Visitou a quinta em 1809 e cantou a sua beleza no poema "Childe Harold's Pilgrimage". O Palácio de Monserrate tem ainda uma breve aparição na mini-série de TV, 'As Viagens de Gulliver', de 1996.
Por entre árvores dos quatro cantos do mundo, cascatas e lagos, caminhar no Parque de Monserrate é sentir-se envolvido por uma mística romântica.
Excelente sugestao artistica e turistica
ResponderEliminarDas minhas favoritas
🙂
Bom dia Piedade,
ResponderEliminarUm palácio muito belo, que conheço bem.
Adoro toda a envolvência onde está inserido.
Beijinhos e bom fim de semana.
Ailime
Não conheço, porém, gostei de ler! :)
ResponderEliminar-
"Existem gritos que matam..."
Bom fim de semana, e que a Paz se instale!🙏
Beijos
Conheço bem. É um Palácio muito bonito
ResponderEliminar.
Saudações cordiais e poéticas
.
Pensamentos e Devaneios Poéticos
.
Muito interessante.
ResponderEliminarBeijinhos
Com sua descrição um lugar maravilhoso com toda natureza em sintonia e preservada. A edificação se mostra bem conservada e seu ângulo da foto deu um charme especial nele.
ResponderEliminarA historiação bem generosa para fazer conhecer.
Grato pela apresentação.
Beijo
E hoje é possivel viver o idílio sonhado no romantismo dos tempos
ResponderEliminarComo seria Sintra sem a mão do sonho?
Bom trabalho, Piedade.