sábado, 3 de abril de 2021

Sabado Santo

Sábado Santo, Dia do Senhor ou Sábado de Aleluia é o dia a seguir à Sexta-Feira Santa e que antecede a PáscoaEste dia, que é o segundo do Tríduo Pascal, celebra o repouso de Jesus Cristo no túmulo após o martírio e a crucificação.

 Este é, assim, um dia de silêncio e de meditação, em que se contempla o mundo sem Cristo e sem a esperança da ressurreição.Nas igrejas católicas romanas evitam-se as decorações e a administração dos sacramentos. É feita a Vigília Pascal, celebração que tem inicio com as luzes da igreja apagadas, porque nesse dia o círio é acesso.

O Círio Pascal, uma vela grande que traz inscrito o ano e as letras Alfa e Ômega, simboliza a luz de Cristo e é usado para acender a vela nas celebrações do Batismo.

Na Igreja Ortodoxa, este dia é conhecido como Grande Sábado, onde o espírito de Jesus terá descido ao inferno e levado para o paraíso as almas dos justos por lá perdidas.

Já nas tradições ortodoxas coptas, etíopes e eritreias, este dia é conhecido como o Sábado de Alegria.

8 comentários:

  1. Gostando do que li, pois o saber nunca ocupou lugar, passo para desejar uma Páscoa muito feliz, com muitas amêndoas, coelhinhos e ovinhos de chocolate, e muita, muita Saúde e Paz. Tudo extensivo à sua família e amigo/as.
    .
    Desculpe o copy-paste, mas a mensagem, é verdadeira, saída do meu coração.
    .
    Pensamentos e Devaneios Poéticos

    ResponderEliminar
  2. Piedade,
    Que este teu Sábado de Aleluia, seja também de Alegria.

    Um beijinho

    ResponderEliminar
  3. La gloria de Dios nunca deje de escucharse en esta Tierra.

    Feliz día de Resurrección.

    ResponderEliminar
  4. Boa tarde Piedade,
    Belíssima fotografia e explicação do Sábado Santo, que é um dia de destinado ao silêncio, porque Cristo foi sepultado, para logo à noite eclodirem os Aleluia, significando a vitoria de Jesus sobre a Morte pela Sua Ressurreição.
    Um beijinho e uma santa e abençoada Páscoa extensivo a seus familiares.
    Ailime

    ResponderEliminar
  5. Ya va finalizando la Semana Santa. Ya mismo estamos en el domingo de Resurrección.

    Besos

    ResponderEliminar
  6. Muito bonita sua dedicação na historiação.
    Bela imagem Piedade.
    Beijo

    ResponderEliminar

Não sou fotógrafa, mas, gosto de fazer arte com a fotografia. Todas as palavras e as imagens deste blogue são de minha autoria, excepto as que estão assinaladas com os devidos créditos. Não são fotos perfeitas, nem eu quero que assim sejam, porque por vezes é na imperfeição que se encontra a beleza encoberta.
Muito obrigada pela visita!