quarta-feira, 14 de abril de 2021

O dia Internacional do Café

 




O Dia Internacional do Café celebra-se tradicionalmente a 14 de abril.
A origem da data é desconhecida, sendo celebrada em diversos países em diferentes datas, tendo-se estabelecido o dia 14 de abril para a celebração mundial. Esta data ficou enraizada no mundo ao longo dos anos, mas, em 2015, a Organização Internacional do Café e os seus 74 Estados membros e 26 associações cafeteiras decidiram celebrar o primeiro Dia Internacional do Café oficial a 1 de outubro de 2015.

Sabia que?

O café é uma das bebidas mais consumidas no mundo e a segunda matéria prima mais comercializada em todo o mundo, a seguir ao petróleo.

Em Portugal, o café é conhecido por bica ou cimbalino, de acordo com a região onde pedimos o café.

Se estivermos em Lisboa, o termo tradicional para o expresso é bica, um acrónimo que significa "Beber Isto Com Açúcar". Quando começou a ser comercializado em Lisboa, no café "A Brasileira", o café não agradou aos lisboetas e, por isso, foi criado o slogan, para que as pessoas adicionassem o açúcar ao café. Já no Porto deve pedir um cimbalino, como referência a La Cimbali, a popular marca de máquinas de café.

Os portugueses são dos europeus que consomem menos café. Em média, um português consome 4 quilos de café por ano, o que equivale a 2,2 chávenas por dia.
Benefícios para a saúde

Consumido moderadamente, o café tem uma ação antioxidante, atuando no combate aos radicais livres e diminuindo os riscos de desenvolver doenças cardiovasculares e alguns tipos de cancro.

O excesso de café pode contudo, causar irritabilidade, ansiedade, inquietação, insónia, dores de cabeça, náuseas e problemas gastro-intestinais, devido à sua acidez.

Fonte Calendarr

9 comentários:

  1. O saber nunca ocupou lugar. Gosto muito de visitar este cantinho e ler as efemérides/datas comemorativas, que aqui são publicadas. Desconhecia que hoje era o dia mundial do café... que adoro (café).
    .
    Abraço poético.
    .
    Pensamentos e Devaneios Poéticos
    .

    ResponderEliminar
  2. Um cafezinho faz mesmo um bem enorme, e claro com moderação.
    Muito bom saber mais sobre esse grão de além de perfumado é da maior importância para a economia mundial. Todos consomem.
    Fotos fortes como um aroma.
    abraço, Pit

    ResponderEliminar
  3. Hola Piedade, no sabía que el café tenía un día para celebrar, es muy interesante. A mí me encanta el café.
    Feliz tarde.
    Un abrazo

    ResponderEliminar
  4. Amei a publicação... Adoro café, um bom café :)
    -
    Se eu escrevesse a estória da minha vida
    -
    Beijos, e um excelente noite:)

    ResponderEliminar
  5. Todos los días para desayunar, me acompaño de una buena taza de café.

    Son una preciosidad tus fotografías.

    Besos

    ResponderEliminar
  6. Muito interessante!
    Eu gosto de café e do seu sabor, mas não posso tomar café expresso porque me dá ansiedade!
    Pode dar vontade de rir a alguém, mas eu só posso beber café mokambo de manhã e não é muito forte, à tarde se me apetece um café com leite ao lanche tomo cevada, se não posso ficar sem dormir.

    Beijinhos!

    ResponderEliminar
  7. Bom dia Piedade,
    Lindíssimas fotos a ilustrar o post.
    Desconhecia a existência deste dia!
    Como é bom o aroma do café logo pela manhã rsss.
    Beijinhos e ótimo dia.
    Ailime

    ResponderEliminar

Não sou fotógrafa, mas, gosto de fazer arte com a fotografia. Todas as palavras e as imagens deste blogue são de minha autoria, excepto as que estão assinaladas com os devidos créditos. Não são fotos perfeitas, nem eu quero que assim sejam, porque por vezes é na imperfeição que se encontra a beleza encoberta.
Muito obrigada pela visita!