segunda-feira, 5 de outubro de 2020

Implantação da República

A Implantação da República comemora-se anualmente a 5 de outubro, dia em que deposta a monarquia, no ano de 1910, em Lisboa.

O Dia da Implantação da República, 5 de outubro, é um feriado nacional. Este tinha sido um dos feriados eliminados pelo governo em 2012, mas em 2016 acabou por se acordar novamente no Parlamento que esta data é um feriado.
5 de Outubro de 1910

No dia 5 de outubro de 1910 deu-se a implantação da República em Portugal. Esta ação foi levada a cabo por um movimento de cidadãos apoiantes do republicanismo nacional e também pelo Exército.

Estes cidadãos não concordavam que Portugal fosse governado mais pela monarquia, cercam o Palácio Real e obrigam o rei a exilar-se na Inglaterra. Houve resistência em algumas cidades, especialmente no interior do país, mas a força das armas acabou se impondo.

Chefiados por Teófilo Braga, os cidadãos procederam a um golpe de estado, destituíram a monarquia constitucional e implantaram o regime republicano.

Após a proclamação da República foi criado um governo provisório chefiado por Teófilo Braga. Em agosto de 1911 foi aprovada uma nova Constituição, tendo início a Primeira República Portuguesa.

O primeiro Presidente da República foi Manuel de Arriaga, eleito pelo Parlamento a 24 de agosto de 1911.

Com esta mudança foram alterados alguns símbolos do país como o hino e a bandeira nacional, que passou de azul e branca para verde e vermelha.
Comemorações do 5 de Outubro

A implantação da República é celebrada com paradas militares, hasteamento da bandeira e execução do hino nacional na Câmara de Lisboa, discursos do presidente da Câmara e do presidente da República.

Há também imposição de condecorações a civis e entrega de espadas na Academia Militar que são feitas pelo presidente da República. No entanto, os eventos podem sofrer alteração a cada ano.

11 comentários:

  1. VIVA A REPÚBLICA
    .
    Início de semana feliz
    Cumprimentos

    ResponderEliminar
  2. Que excelente lição de História.
    Uma boa semana com muita saúde.
    Um beijo.

    ResponderEliminar
  3. Boa tarde Piedade,
    Uma foto linda da nossa Bandeira e uma excelente explicação sobre o significado tão importante do dia.
    Um beijinho e bom feriado.
    Ailime

    ResponderEliminar
  4. A bandeira é um lindo símbolo, em qualquer país. Temos histórias diferentes e é bom conhecer a importância de certas datas comemoradas por amigos distantes. Bjs.

    ResponderEliminar
  5. Viva a República.
    O único sistema viável de gestão humana.
    As teocracias morreram e ainda bem.
    Gostei

    ResponderEliminar
  6. Não sei até que ponto a implantação da república foi boa. Bjinho

    ResponderEliminar
  7. Gosto de ler sobre a História dos países.
    E a bandeira de Portugal com cores vivas é muito bonita !
    Que seja honrada, dignamente por seus governantes.
    abraço

    ResponderEliminar
  8. Gostei da foto e do texto! Quanto a República, tenho minhas dúvidas de o império não era melhor... Abraço! Laerte.

    ResponderEliminar
  9. Vivemos envoltos numa metáfora verde-rubra, tão velha de séculos que tomou, consoante as circunstâncias, diferentes configurações. Sem o símbolo o que seríamos.
    Boa foto.
    Bj.

    ResponderEliminar

Não sou fotógrafa, mas, gosto de fazer arte com a fotografia. Todas as palavras e as imagens deste blogue são de minha autoria, excepto as que estão assinaladas com os devidos créditos. Não são fotos perfeitas, nem eu quero que assim sejam, porque por vezes é na imperfeição que se encontra a beleza encoberta.
Muito obrigada pela visita!