sábado, 10 de outubro de 2020

castelo do bode barragem




A barragem de Castelo de Bode e o legado dos Templários

O serpentear do curso do Rio Zêzere guia-nos até um magnífico lago entre as montanhas xistosas e mágicas do concelho de Tomar. Nesta zona poderá visitar e apreciar a Barragem de Castelo de Bode, uma das principais construções no conjunto de barragens da bacia do Zêzere e uma das maiores barragens do país.

Situada em Tomar, a barragem banha diversas terras outrora controladas pela Ordem dos Templários e que mantêm uma aura de mistério que fascina todos os que as visitam. A mais conhecida será Dornes, na mítica península que lhe empresta o nome. A presença da Ordem dos Templários é bem visível na torre sineira pentagonal de Dornes, que sobrevive quase intacta até aos nossos dias.

Para os apaixonados pelas lendas que perseguem a história dos templários, uma visita cuidadosa e atenta à região é indispensável. Mas a característica mais apaixonante da Barragem de Castelo de Bode são as suas bonitas albufeiras, que originaram algumas das praias fluviais mais extraordinárias do país.

Fonte : https://turismodocentro.pt/artigo/a-barragem-de-castelo-de-bode-e-o-legado-dos-templarios/

6 comentários:

  1. Já fui a Tomar mas não visitei a barragem de Castelo de bode. Falha minha. Pelas fotos imagino ser um local digno de ser visitado.
    .
    Cumprimentos poéticos
    Um Sábado feliz

    ResponderEliminar
  2. Imparável o manancial de informação neste blogue. Obrigado.

    ResponderEliminar
  3. nao conhecia mas as fotos sao lindas obrigada bjs feliz fim de semana bjs

    ResponderEliminar
  4. Boa noite Piedade,
    Magnificas fotografias de uma Barragem que conheço bem! Passo lá de vez em quando e também já a fotografei, mas noutras perspetivas.
    Só ainda não conheço Dornes. Imperdoável....;))!!
    Um beijinho e bom fim de semana.
    Ailime

    ResponderEliminar
  5. Suas foto são magníficas, Piedade. Amei! Bjs.

    ResponderEliminar
  6. A albufeira determinada pela barragem é de uma riqueza incalculável, quer pelo seu valor intrínseco quer pela paisagem criada, tão bem captados pela objectiva da autora.
    Naquela aparência inocente de espelho azul estão reservados quantos - tantos tumultos. Quanta energia emerge das águas uma vez libertadas?
    Beijinho.

    ResponderEliminar

Não sou fotógrafa, mas, gosto de fazer arte com a fotografia. Todas as palavras e as imagens deste blogue são de minha autoria, excepto as que estão assinaladas com os devidos créditos. Não são fotos perfeitas, nem eu quero que assim sejam, porque por vezes é na imperfeição que se encontra a beleza encoberta.
Muito obrigada pela visita!