segunda-feira, 26 de outubro de 2020

Estrela de David

Significado de Estrela de Davi 

O que é a Estrela de Davi: 

Estrela de Davi é um símbolo também conhecido como escudo de Davi usado por seguidores do Judaísmo. É um símbolo que apresenta diversas interpretações e que está presente em várias manifestações culturais e religiosas. 

Em hebraico, a expressão Estrela de Davi é "Magen David", que significa escudo de Davi. É um símbolo de realeza, e antigamente vários guerreiros do povo de Israel usavam esse símbolo nos seus escudos durante as batalhas. 

A estrela de Davi também é conhecida por algumas pessoas como Selo de Salomão, que foi filho de Davi e considerado o rei mais rico e sábio de Israel. 

É um símbolo de grande valor para os judeus e israelitas, e faz parte da bandeira de Israel, conforme é possível ver na imagem. Apesar disso, nem todos os israelitas são a favor da Estrela de Davi na bandeira de Israel, porque nem todos seguem o Judaísmo. Várias pessoas indicam que esse símbolo designa um Estado sionista, o que não corresponde às crenças e ideologias de uma parte do país. 

Historiadores indicam que o símbolo é constituído por dois triângulos porque no alfabeto hebraico usado na época do Rei Davi o nome "Davi" era constituído por três letras, Dalet, Vav e Dalet, sendo que a letra Dalet tem uma forma triangular. Assim, a Estrela de Davi é formada pela sobreposição de duas das três letras do nome Davi. 

Alguns autores indicam que um dos triângulos representa o homem e as suas três vertentes (corpo, alma e espírito) e o outro remete para Deus e os seus vértices expressam a Santíssima Trindade (Deus Pai, Filho e Espírito Santo). A Cabala, por exemplo, indica que a Estrela de Davi remete para o confronto do bem contra o mal, do espiritual contra o físico. Além disso, os doze lados da estrela podem representar as doze tribos de Israel. 

Durante o holocausto, os nazistas identificavam os judeus que se encontravam nos campos de concentração através da representação da Estrela de David nas suas roupas. 

6 comentários:

  1. O saber nunca ocupou lugar. Gostei muito de ler.
    .
    Uma semana feliz
    Cumprimentos poéticos

    ResponderEliminar
  2. Fiquei a saber o que ignorava, Piedade !
    Muito obrigado e um beijo amigo.

    ResponderEliminar
  3. Piedade, gostei muito desses esclarecimentos, alguns desconhecidos para mim, que usou para emoldurar a foto. Bjs.

    ResponderEliminar
  4. Muy buena la explicadión y ua bella imagen, para contemplar.

    Besos

    ResponderEliminar
  5. Boa tarde Piedade,
    Magnífica foto.
    Gostei de saber sobre a história da estrela de David.
    Um beijinho,
    Ailime

    ResponderEliminar
  6. Olá Piedade,
    Que bonita explicação sobre a estrela de Davi!
    Gostei muito de conhecer melhor esse símbolo! Obrigada!
    Bela foto!

    Beijos

    ResponderEliminar

Não sou fotógrafa, mas, gosto de fazer arte com a fotografia. Todas as palavras e as imagens deste blogue são de minha autoria, excepto as que estão assinaladas com os devidos créditos. Não são fotos perfeitas, nem eu quero que assim sejam, porque por vezes é na imperfeição que se encontra a beleza encoberta.
Muito obrigada pela visita!