segunda-feira, 26 de agosto de 2019

Dia Mundial do Cão



O Dia do Cão comemora-se anualmente no dia 26 de agosto. Sim, o melhor amigo do homem tem um dia especial!

O Dia do Cão celebra este impressionante animal e todas as suas tradicionais características, em especial a sua lealdade! Um dos mais queridos animais de estimação dos seres humanos desde tempos imemoriais tem assim uma oportunidade de ser ainda mais acarinhado pelos seus donos.

Aproveita-se ainda o Dia Mundial do Cão para consciencialização das populações para a importância da defesa dos direitos dos cães e dos animais de companhia em geral. Atualmente existem milhares de cães em Portugal vítimas de maus tratos.

Muitos vivem na rua, um problema que se agrava com altas taxas de abandono, especialmente na altura do verão. Vem daí também a importância da escolha do mês de agosto para a celebração da data.

A data é aproveitada ainda para promover vários tipos de ação, entre as quais a adoção consciente de cães em canis ou abrigos temporários.

É importante relembrar que o abandono e maus-trato a animais de companhia em Portugal constituem crime segundo os artigos 387º e 388º da Lei n.º 69/2014, de 29 de Agosto.

O Dia Mundial do Cão é comemorado no dia 26 de agosto por influência da América do Norte, que começou a celebrar o National Dog Day nessa data.

10 comentários:

  1. Olá:- Confesso que não sabia que hoje se comemorava esse dia. Gostei.
    .
    Votos de um dia feliz
    .
    .......... Quer ler? .......
    ** Amor em alma deserta **

    ResponderEliminar
  2. Desconhecia a existência deste dia comemorativo e como ele é importante, para relembrar a todos, que os animais devem ser sempre tratados com dignidade, respeito e nunca serem abandonados sejam quais forem as razões.
    O cãozito da primeira foto é igualzinho ao meu Cuki.
    Beijinhos
    Maria

    ResponderEliminar
  3. Sempre tive cães, de momento tenho 4 pastor alemão. Há três anos perdi 2 que foram envenenados. Circundavam a casa que é completamente murada, impossivel de sairem para a rua. Alguém sem escrupulos, lançou por cima dos muros carne envenenada. Como imaginas não foi fácil lidar com essas perdas. Os cães foram autópsiados que confirmou o envenenamento. Participei o caso à policia até hoje sem resultados.

    Beijinho e boa semana

    ResponderEliminar
  4. É a primeira vez que comento aqui. Gostei muito de olhar as suas fotografias e por isso já estou a seguir o blogue. Quanto aos cães, nunca tive um meu mas tenho convivido de perto com diversos, todos da minha irmã. O Davis, um shar pei, a Nucha que ela adoptou quando já tinha 15 anos e agora a Luna, também adoptada. São seres maravilhosos, aliás, todos os animais o são, criaturas magníficas. Mas os cães têm, de facto, características que os distinguem dos demais e os tornaram os preferidos dos homens. Leais e tão versáteis, não faltam motivos para os admirarmos!

    ResponderEliminar
  5. Não sabia. Que lindo! Merecem um dia para eles e, principalmente, conscientização sobre direitos e respeito.

    ResponderEliminar
  6. Piedade Araújo Sol,

    Eu desconhecia essa data. Bom saber.
    Os cães são maravilhosos, excelentes companhias.
    Como você disse, é uma boa data para nos lembramos dos direitos dos animais e de campanhas de adoção.

    Boa semana,
    simplicidadeeharmonia.com

    A próposito, estou recomeçando a postar em meus outros blogs, se quiser ver:
    Simplicity Forever
    A Bíblia na vida diária

    ResponderEliminar
  7. Que bacana!
    sem nem saber do Dia do Cão, ontem eu abracei muito os meus.

    ResponderEliminar
  8. Gosto muito deles, são grandes companheiros.~
    Beijinhos
    ~~~

    ResponderEliminar
  9. Um grande e bom amigo!
    Amo os animais , assim como você.
    Belas fotos e obrigada pela explicação sobre o 'Dog day"
    abraço meu

    ResponderEliminar
  10. Não sabia do Janota,
    assim,
    em letra grande
    como a gente...
    que ladra e sente.

    Beijo.

    ResponderEliminar

Não sou fotógrafa, mas, gosto de fazer arte com a fotografia. Todas as palavras e as imagens deste blogue são de minha autoria, excepto as que estão assinaladas com os devidos créditos. Não são fotos perfeitas, nem eu quero que assim sejam, porque por vezes é na imperfeição que se encontra a beleza encoberta.
Muito obrigada pela visita!