sábado, 6 de abril de 2019

Dornes



Dornes situa-se numa península rodeada pelo Rio Zêzere e pelo lago de Castelo de Bode. Foi Comenda da Ordem de Cristo, D. Manuel I deu-lhe foral em 1513, e foi sede de concelho até 1836. Do seu património, destacam-se a Igreja de Nossa Senhora do Pranto que, de acordo com a tradição, foi fundada pela rainha Santa Isabel em 1285, e a Torre de Dornes, a misteriosa e primeira torre Pentagonal Templária em Portugal, ex-libris da região, construída pela Ordem dos Templários no início do século XIII. Destaque ainda para o barco de madeira Abrangel, um barco de 3 tábuas, típico desta zona do rio Zêzere, que tem em Dornes o único estaleiro e mestre que ainda os constrói.

Fonte :- https://7maravilhas.pt/portfolio-items/dornes/

5 comentários:

  1. Gostei bastante das fotos e informação
    cujo conteúdo desconhecia.
    Bom Domingo.
    Beijos, Pi Sol.
    ~~~

    ResponderEliminar
  2. Coisas que enchem o nosso vazio. A beleza natural é a história de cada local.

    Bj.

    ResponderEliminar
  3. Em trânsito mais uma vez a história. Os recortes através das fotografias permitem o reconhecimento da localidade pela totalização do real.
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  4. Em trânsito mais uma vez a história. Os recortes através das fotografias permitem o reconhecimento da localidade pela totalização do real.
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  5. Já por lá passei há algum tempo... pelo que adorei recordar esta serenidade!
    Lindas imagens! Beijinho
    Ana

    ResponderEliminar

Não sou fotógrafa, mas, gosto de fazer arte com a fotografia. Todas as palavras e as imagens deste blogue são de minha autoria, excepto as que estão assinaladas com os devidos créditos. Não são fotos perfeitas, nem eu quero que assim sejam, porque por vezes é na imperfeição que se encontra a beleza encoberta.
Muito obrigada pela visita!