quarta-feira, 27 de março de 2019

Dornes



Dornes é uma localidade portuguesa do concelho de Ferreira do Zêzere, com 21,91 km² de área e 594 habitantes (2011)[1]. Densidade: 27,1 hab/km².

A Vila de Dornes situa-se numa pequena península à beira-Zêzere, no concelho de Ferreira do Zêzere.

Foi sede de concelho entre 1513 e 1836. Era constituído pelas freguesias de Beco, Dornes e Paio Mendes.[2] Em 1801 tinha 2 287 habitantes e 43 km².

Foi sede de uma freguesia extinta em 2013, no âmbito de uma reforma administrativa nacional, para, em conjunto com Paio Mendes, formar uma nova freguesia denominada Nossa Senhora do Pranto com a sede em Frazoeira.[3]

Dornes situa-se no extremo norte do distrito de Santarém, concelho de Ferreira do Zêzere. Eclesiasticamente pertence ao Bispado de Coimbra e turisticamente está integrada na Região de Turismo dos Templários.

Dornes faz fronteira, através do rio Zêzere (Albufeira de Castelo do Bode), com a freguesia de Cernache do Bonjardim, concelho da Sertã e distrito de Castelo Branco. No concelho de Ferreira do Zêzere faz fronteira com Águas Belas, Beco e Paio Mendes.

Compõem esta freguesia a Vila de Dornes, sede histórica e religiosa da freguesia e os lugares de Barrada, Cagida, Carril, Casal Ascenso Antunes, Casal da Mata, Frazoeira, Joaninho, Junqueira, Lameirancha, Macieira da Rocha, Peralfaia, Quinta da Benta, Quintas, Ribeiro da Coroa, Rio Cimeiro, Rio Fundeiro, Salão de Baixo, Salão de Cima e Vale Serrão.


Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

5 comentários:

  1. Belíssima publicação :))

    Hoje:- Silêncio, em sentimento profundo.

    Bjos
    Votos de uma óptima noite de Quarta- Feira.

    ResponderEliminar
  2. O rio a determinar o destino daquela gente, a descida dos ratinhos para as ceifas, noutro tempo...
    O trabalho fez-me lembrar aqueles lugares que conheço razoavelmente.
    Bj.

    ResponderEliminar
  3. Que beleza infinita !...

    Um beijo, PIEDADE.

    ResponderEliminar
  4. E a história pede passagem mais uma vez, além do favo das belas fotos para ajudar-nos a descobrir um pouco mais do que nossa vista alcança...
    Beijinhos,

    ResponderEliminar
  5. Sublime esta beleza tão serena!
    Dois belos registos, Piedade!
    Beijinho
    Ana

    ResponderEliminar

Não sou fotógrafa, mas, gosto de fazer arte com a fotografia. Todas as palavras e as imagens deste blogue são de minha autoria, excepto as que estão assinaladas com os devidos créditos. Não são fotos perfeitas, nem eu quero que assim sejam, porque por vezes é na imperfeição que se encontra a beleza encoberta. Muito obrigada pela visita!