sábado, 1 de dezembro de 2018

Jardim Tapada das Necessidades



Como o nome indica, trata-se de um espaço verde murado, quase totalmente coberto por uma mata e sujeito a Regime Florestal. Em 1742, D. João V mandou construir uma ermida maior, um convento e um palácio para sua residência, por aquisição de terras agrícolas circundantes. Em 1843, D. Fernando mandou redesenhar o jardim, transformando a zona de hortas em jardim inglês, tarefa executada pelo jardineiro Bonard. Entre 1855 e 1861, D. Pedro V fez construir a estufa circular e por ordem do rei D. Carlos foram construídos um campo de ténis e o Pavilhão, conhecido por Casa do Regalo, que servia de ateliê de pintura da rainha D. Amélia. Aqui encontramos três lagos (o da Palmeira, o das Estrelícias e do Duque de Lafões) rodeados por vegetação exótica, uma cascata, um chafariz e tanques, e vários elementos de estatuária dos quais se destaca a "estatuária das Virtudes”.


Todo o arvoredo da Tapada das Necessidades é classificado de interesse público, existindo alguns exemplares que se destacam pela monumentalidade e raridade, como por ex.:

Duas bela-sombras (Phytolacca dioica L.)
Dragoeiro (Dracaena draco L.)
Sófora-do-japão (Sophora japonica L.)
Conjunto de nove exemplares de pimenteiras-bastardas (Schinus terebenthifolius Raddi)
Alameda de lódãos-bastardos (Celtis australis L.)
Três alfarrobeiras (Ceratonia siliqua L.)
Zambujeiro (Olea europaea L. var. sylvestris )
Coleção de catos
Maciço de zambujeiros, adernos e carvalhos

Área: 10 ha

Equipamentos: Lagos; Cascata; Estatuária


Fonte CML

3 comentários:

  1. Que bela partilha Piedade, ainda não tinha lido ou visto sobre este sítio.
    Imagino ser um lugar maravilhoso preservado e vigiado. A exuberância presente de espécimes deve ser um encanto.
    Grato amiga.
    Beijo

    ResponderEliminar

Não sou fotógrafa, mas, gosto de fazer arte com a fotografia. Todas as palavras e as imagens deste blogue são de minha autoria, excepto as que estão assinaladas com os devidos créditos. Não são fotos perfeitas, nem eu quero que assim sejam, porque por vezes é na imperfeição que se encontra a beleza encoberta.
Muito obrigada pela visita!