segunda-feira, 11 de dezembro de 2023

Dia Internacional da Montanha




O Dia Internacional da Montanha é celebrado todos os anos no dia 11 de dezembro.

Desde 2003 que se celebra anualmente o Dia Internacional da Montanha, também conhecido como Dia Internacional das Montanhas, com o fim de consciencializar a população sobre a importância da preservação das montanhas no mundo. Destacar as oportunidades e os constrangimentos no desenvolvimento das montanhas e construir alianças que tragam mudanças positivas para os povos e ambientes de montanha em todo o mundo são outros objetivos desta data.

Importância das montanhas

As montanhas são ecossistemas terrestres com uma grande biodiversidade de fauna, flora e que possuem uma singularidade cultural. A sua destruição e degradação paisagística tem vindo a aumentar devido à pressão humana direta e indireta através do aquecimento global e alterações climáticas associadas. A sua preservação é essencial para muitas espécies animais que encontram um habitat natural nas montanhas.

4 comentários:

  1. Torga escreveu: "só quem sobe à montanha toca o céu. Na terra chã ninguém se transfigura."
    Tudo de bom.
    Um beijo.

    ResponderEliminar
  2. Na montanha existe a tranquilidade que o silêncio proporciona.
    Um abraço.

    ResponderEliminar
  3. Belas fotos amiga. Maomé ia até a montanha porque sabia da energia adquirida. Sou de uma região onde as montanhas formam nosso mar. Mas as mineradoras na ganância louca vão destruindo uma após outra. Lamentável amiga.
    Feliz dia e semana.
    Bjs

    ResponderEliminar
  4. Muy bonitas las fotografías, creo que debemos conservar la naturaleza, somos parte de ella, a mí encanta ir a la montaña, descubrir el silencio y aprender de ella.
    Buen día .
    Un abrazo.

    ResponderEliminar

Não sou fotógrafa, mas, gosto de fazer arte com a fotografia. Todas as palavras e as imagens deste blogue são de minha autoria, excepto as que estão assinaladas com os devidos créditos. Não são fotos perfeitas, nem eu quero que assim sejam, porque por vezes é na imperfeição que se encontra a beleza encoberta.
Muito obrigada pela visita!