sexta-feira, 7 de julho de 2023

Medronho




O medronho é um fruto vermelho e pertence à categoria dos “pequenos frutos”, sendo uma baga redonda e verrugosa, de um vermelho intenso, quando madura.

A espécie que lhe dá origem – o medronheiro (Arbutus Unedo)-, também popularmente designado de “ervedeiro”, pode atingir os cinco metros de altura.

Esta planta tem muitas utilizações possíveis: uma delas é o aproveitamento das suas folhas para infusões. O poder diurético e antissético pode ser usado para fins homeopáticos.

Devido à estética deste arbusto, é também muito utilizado para fins ornamentais

As suas folhas e casca são ainda utilizadas ao nível da curtição de peles, visto que são ricas em taninos. Já a madeira deste arbusto, além de ser lenha de boa qualidade, é também aproveitada para fabricar carvão vegetal.

No entanto, a componente mais conhecida do Medronheiro é o seu fruto. O medronho é um fruto comestível, utilizado em culinária e em pastelaria, pelas suas reconhecidas propriedades antioxidantes.

Em Oleiros já são comercializadas compotas, geleias, “mel de medronheira”, doces e licores.

Apesar de todas estas finalidades, a mais antiga e a mais popular continua a ser a Aguardente de Medronho, vulgarmente conhecida por “medronheira”.

A aguardente de medronho é uma bebida espirituosa, aromática e incolor. A sua versatilidade permite adicioná-la a vários cocktails ou simplesmente bebida com café, prática comum das gentes desta zona.

Fonte :cm.oleiros

3 comentários:

  1. Me_dro_nhos?
    me je
    eu não manjo já
    je ne mange pas
    dos vermelhinhos
    há muitos verões
    (desde os 10)
    Serviu-me de emenda.

    Beijo.

    ResponderEliminar
  2. Boa tarde Piedade,
    O medronho é um fruto lindo.
    A sua foto está maravilhosa.
    Um beijinho.
    Ailime

    ResponderEliminar

Não sou fotógrafa, mas, gosto de fazer arte com a fotografia. Todas as palavras e as imagens deste blogue são de minha autoria, excepto as que estão assinaladas com os devidos créditos. Não são fotos perfeitas, nem eu quero que assim sejam, porque por vezes é na imperfeição que se encontra a beleza encoberta.
Muito obrigada pela visita!