domingo, 9 de abril de 2023

Páscoa

A Páscoa celebra a ressurreição de Jesus Cristo. É um feriado móvel comemorado sempre num domingo, conhecido como o Domingo de Páscoa.

Segundo a Bíblia, após a crucificação e morte de Cristo, recordada na Sexta-Feira Santa, Cristo ressuscitou ao terceiro dia (sexta-feira é o primeiro dia, sábado é o segundo e domingo é o terceiro).

A data serve como momento de reflexão, em homenagem à vida e morte de Cristo, e de agradecimento e glorificação do seu sofrimento.

A Páscoa é celebrada também pela reunião da família, sendo um momento de confraternização e de alegria.

Páscoa em Portugal

Em Portugal, a população católica recebe a visita do compasso pascal no Domingo de Páscoa. O compasso é composto por um grupo de fiéis católicos que percorrem as ruas com uma cruz e um pequeno sino para anunciar a sua chegada.

Quando convidados pelos habitantes a entrar nas casas, benzem a casa e seus moradores, anunciando a boa nova da ressurreição de Jesus Cristo.

Sete dias antes da Páscoa celebra-se o Domingo de Ramos, um dia dedicado aos padrinhos e madrinhas. Os afilhados oferecem flores ou plantas aos seus padrinhos e madrinhas e estes retribuem com o "folar", ou seja, com uma prenda no dia de Páscoa.

O pão-de-ló, os papos de anjo, o folar, as amêndoas e os ovos da Páscoa são alguns dos doces tradicionais desta época festiva.

4 comentários:

  1. Jesus Ressuscitou, Aleluia!
    Feliz Páscoa, querida amiga Pity, a você e seus entes queridos!
    Um Domingo abençoado com alegrias e chocolates... Paz, saúde no corpo e Amor no coração.
    Seja feliz e abençoada!
    Beijinhos festivos e fraternos na maior festa cristã

    ResponderEliminar
  2. Qual dos dois reinos, o do Poder Antigo ou o do Amor, quereis ?
    Barrabás ou Jesus?
    Desgraçamente o Homem continua dividido.
    "Amai-vos uns aos outros como Eu vos amei". É o Mito.
    A Piedade mostra-nos a Luz, a Flor.
    Do que estamos à espera?
    Um beijo.

    ResponderEliminar
  3. Hay que tener el corazón siempre dispuesto para escuchar al Dios vivo!

    ResponderEliminar

Não sou fotógrafa, mas, gosto de fazer arte com a fotografia. Todas as palavras e as imagens deste blogue são de minha autoria, excepto as que estão assinaladas com os devidos créditos. Não são fotos perfeitas, nem eu quero que assim sejam, porque por vezes é na imperfeição que se encontra a beleza encoberta.
Muito obrigada pela visita!