sexta-feira, 17 de março de 2023

Dia Mundial do Sono





O Dia Mundial do Sono observa-se, todos os anos, na sexta-feira anterior ao Equinócio da Primavera.

Trata-se de uma iniciativa da Associação Mundial de Medicina do Sono (World Association of Sleep Medicine) que se comemora anualmente em cerca de 75 países do mundo e que chama a atenção para a importância do sono regular diário.

O objetivo desta data comemorativa é celebrar o sono e diminuir os problemas relacionados com a privação do sono existentes na sociedade.
Privação do sono

A privação do sono tem impacto na saúde e bem-estar das pessoas. Quem dorme mal tem mais propensão a desenvolver doenças cardiovasculares, obesidade, hipertensão, diabetes, cancro, Alzheimer ou doenças psiquiátricas.

Não dormir o necessário afeta o raciocínio, a concentração e a memorização das pessoas, que ficam mais suscetíveis a cometer lapsos como esquecimentos ou distrações, ou a sofrer acidentes de viação. Irritabilidade e mudanças de humor bruscas são também observáveis em pessoas que dormem mal.

45% da população mundial é afetada por distúrbios de sono. De acordo com a Associação Mundial de Medicina do Sono, 21% dos adultos dorme menos de seis horas por dia. Estima-se que 25% dos portugueses sofre de insónia crónica, com especial incidência nas mulheres e idosos.

6 comentários:

  1. Três dorminhocos a comemorarem o dia mundial do sono.
    Um abraço.

    ResponderEliminar
  2. O sono, ou, dormir as horas necessárias, são fundamentais para a nossa saúde e bem estar!!
    .
    Sou, o colo que dou sem pedir ...
    .
    Beijo. Bom fim de semana.

    ResponderEliminar
  3. Eu não sabia que existia um dia dedicado a a importância do sono!
    Que otimo! O sono para mim é primordial. Tenho que ter minhas horas de sono para me sentir bem. Realmente, um bom sono para todos nós é muito necessário.
    Bonita postagem, Pity.
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  4. Boa tarde Piedade,
    Não sabia que existia este dia.
    Belas fotos a comemorar.
    Beijinhos,
    Ailime

    ResponderEliminar
  5. Três incautos puseram-se a dormir de dia arriscando-se a cair numa terrível insónia encharcada... A não ser que seja figurada, a sesta. À noite contam carneiros?
    Boas cenas🙃
    Beijo.

    ResponderEliminar

Não sou fotógrafa, mas, gosto de fazer arte com a fotografia. Todas as palavras e as imagens deste blogue são de minha autoria, excepto as que estão assinaladas com os devidos créditos. Não são fotos perfeitas, nem eu quero que assim sejam, porque por vezes é na imperfeição que se encontra a beleza encoberta.
Muito obrigada pela visita!