quinta-feira, 30 de junho de 2022

A Beleza das Rosas






Descrição das rosas

A rosa é a flor mais popular do mundo! É cultivada desde há milhões e milhões de anos, no seu estado selvagem, e desde há 5000 anos em jardins asiáticos. A planta pertence à família das Rosaceae e é um arbusto ou trepadeira. As suas folhas são simples, com bordos dentados, e as flores têm, em norma, cinco pétalas.

Além do seu perfume doce e intenso, que torna o seu uso muito comum no domínio da estética e da perfumaria, a rosa tem um sabor delicadoque a torna comestível.

A maioria das espécies existentes actualmente é resistente, não necessitando de excessivos cuidados, fruto de complexos e persistentes processos de hibridação que foram aperfeiçoando a flor, tornando-a mais resistente a doenças.

As cores das rosas

Há mais de 100 espécies de rosas e múltiplas variedades, pelo que a flor se apresenta nas mais diversas cores, desde o branco ao preto, passando pelo vermelho, pelo rosa e pelo azul, entre outras.

Significado das rosas

A rosa é o símbolo por excelência do amor, simbolizando também a paixão nas suas mais variadas formas. Também está intrinsecamente associada à maternidade e às mães.

A cada cor está associado um significado concreto. As rosas brancas estão ligadas à harmonia, à pureza, à paz, à união e à lealdade. Já as rosas pretas simbolizam o luto, a tristeza e a separação.

As rosas vermelhas são o símbolo da paixão e do desejo, enquanto as cor-de-rosa são conotadas com o amor romântico, com o carinho e com a amizade. As amarelas estão vinculadas à felicidade, mas também ao ciúme; as cor-de-laranja representam o fascínio e as lilás a gratidão.

Fonte https://significadodasflores.com/qual-o-significado-das-rosas/

6 comentários:

  1. .Todas as ROSAS são belas. Apenas uma se sobrepõe a todas as outras: A Mulher.
    .
    Cumprimentos cordiais
    .
    Pensamentos e Devaneios Poéticos
    .

    ResponderEliminar
  2. Muita.
    Muitas consoante a cor.
    Vermelhas: cor da paixão.
    Beijo

    ResponderEliminar
  3. Boa tarde Piedade,
    Lindíssimas essas fotografias das belas rosas!
    Admiro nas rosas, na sua aparente fragilidade, a resistência às intempéries podendo-se observá-las em quase todas as estações do ano.
    Beijinhos e continuação de boa semana.
    Ailime

    ResponderEliminar
  4. Boa noite de paz, querida amiga Pity!
    Rosas lindas e gosto do significado das flores de um modo em geral onde as rosas têm reinado.
    Tenha um final de semana abençoado!
    Beijinhis

    ResponderEliminar
  5. Vaya si me gustan ellas, ayer estuve podando las mías, que ya has visto en mi blogs

    Sin dudas el amor de criarlas le da a cada persona ese significado inmenso de una flor...hermosos sus colores ...
    Gracias.

    ResponderEliminar
  6. Gostei muito dos esclareecimentos e me encantei com as fotos. Bjs.

    ResponderEliminar

Não sou fotógrafa, mas, gosto de fazer arte com a fotografia. Todas as palavras e as imagens deste blogue são de minha autoria, excepto as que estão assinaladas com os devidos créditos. Não são fotos perfeitas, nem eu quero que assim sejam, porque por vezes é na imperfeição que se encontra a beleza encoberta.
Muito obrigada pela visita!