sexta-feira, 13 de maio de 2022

Aparição de Nossa Sra. de Fátima aos 3 Pastorinhos



A aparição de Nossa Senhora de Fátima aos três pastorinhos aconteceu pela primeira vez a 13 de maio de 1917, num campo da Cova de Iria, na freguesia de Fátima.

Os pastorinhos eram Lúcia de Jesus, de 10 anos, Francisco, de 9 anos, e Jacinta, de 7 anos.

No mesmo ano, Nossa Senhora de Fátima voltou a aparecer aos três pastorinhos, a 13 de maio, 13 de junho, 13 de julho, 13 de setembro e 13 de outubro.

Todos os anos, o evento é recordado, especialmente com procissões de velas. O dia 13 de maio não é feriado.

Na última aparição, a 13 de outubro, estavam presentes 70.000 pessoas. Nossa Senhora disse aos pastorinhos que era a "Senhora do Rosário" e pediu a construção de uma capela em sua honra.

Depois da aparição, todos os presentes observaram que o sol assemelha-se a um disco de prata. Além disso, o sol podia ser observado sem dificuldade e nele girava uma espécie de roda de fogo, parecendo precipitar-se na Terra.

Em 1919 foi construída a Capelinha das Aparições, no local onde Nossa Senhora apareceu aos três pastorinhos.
Peregrinação a Fátima

Todos os anos, milhares de peregrinos deslocam-se ao Santuário de Fátima para prestar homenagem e devoção a Nossa Senhora de Fátima.

Os pontos altos das cerimónias religiosas acontecem na noite de 12 de maio, com a procissão das velas, e na manhã de 13 de maio, com a procissão, Eucaristia e bênção dos doentes.

Os meses de maio, agosto e outubro são os meses com maior afluência de devotos ao Santuário de Fátima.

3 comentários:

  1. Visão, aparição
    É ou não é?
    É questão
    de necessidade e fé

    ResponderEliminar
  2. Boa tarde Piedade,
    Fátima um lugar de muita Fé!
    Gostei da imagem e das suas explicações.
    Beijinhos,
    Ailime

    ResponderEliminar

Não sou fotógrafa, mas, gosto de fazer arte com a fotografia. Todas as palavras e as imagens deste blogue são de minha autoria, excepto as que estão assinaladas com os devidos créditos. Não são fotos perfeitas, nem eu quero que assim sejam, porque por vezes é na imperfeição que se encontra a beleza encoberta.
Muito obrigada pela visita!