sábado, 25 de dezembro de 2021

Dia de Natal


Há uma alegria que não se esgota, uma alegria que não se vai embora com o pôr-de-sol deste dia 25. E é essa cintilação de esperança a coisa mais importante.

Cardeal D. José Tolentino Mendonça

O Dia de Natal celebra-se todos os anos a 25 de dezembro. Este dia é um importante feriado no calendário católico português e é a data mais esperada do ano pelas crianças.

É nesse dia que se comemora o nascimento do Menino Jesus, filho da Virgem Maria e de São José.
Significado do Natal

A tradição cristã conta que Jesus nasceu em uma manjedoura enquanto Maria e José fugiam do rei judeu Erodes, que ordenou a morte de todas as crianças nascidas na época para evitar a ascensão de um novo rei.

O nascimento do menino Jesus foi sinalizado pela estrela de Belém, sinal este no céu que três reis magos seguiram até encontrar o menino e presenteá-lo com ouro, incenso e mirra.

O dia 25 de dezembro foi a data escolhida para celebrar o nascimento de Jesus porque não se sabe ao certo quando terá acontecido.

Essa foi a forma encontrada pela Igreja Católica para tornar religiosa as festas romanas pagãs, que eram celebradas na mesma altura do ano, em comemoração ao solstício de inverno.
Festa de Natal

Na noite de 24 de dezembro as famílias reúnem-se para a Ceia de Natal. À mesa, degustam as iguarias de Natal, tal como o bacalhau, as rabanadas, o pão-de-ló, o bolo-rei, os sonhos de Natal, entre muitos outros alimentos tradicionais da época.

Às 00h00 do dia 25 de dezembro realiza-se a tradicional Missa do Galo em certas localidades do país. Algumas famílias assistem a esta missa, que comemora o nascimento do Menino Jesus, em Belém. Em casa, beija-se o Menino Jesus do presépio à meia-noite.

Apenas depois da meia-noite as crianças podem abrir os presentes, colocados junto à árvore de Natal. Algumas esperam até a manhã de 25 de dezembro para abri-los. No dia 25, o almoço junta novamente as famílias para a comemoração do Natal.

5 comentários:

  1. Desde que os meus filhos começaram a casar-se que a Ceia de Natal deixou de ser na minha casa.
    Até essa altura, ia sempre à Missa do Galo.

    Depois, passámos a ir cear a casa de cada um ou a casa de um dos seus sogros e esperávamos pela meia-noite para se iniciar a distribuição dos presentes que a cada ano se prolongava por mais tempo ( pois o nascimento de netos a tal conduzia ).
    E conseguimos manter em nossa casa o ALMOÇO DE NATAL com o tradicional perú.
    Agora somos 15.
    Este ano será acompanhado pelo Quinta da Leda.
    Depois as mais variadas doçarias e especialidades tradicionais ( Queijo da Serra amanteigado, pinhões, tâmaras, etc...).
    Não faltará o champagne, nem o Vinho do Porto, evidentemente.

    Após o almoço há a distribuição dos presentes que se prolonga tarde fora.

    Que tenhas um BOM DIA DE NATAL, Piedade !

    ResponderEliminar
  2. É um dia particularmente especial em que os corações humanos estão mais amigos e solidários. Dia de família. Dia de Paz e Amor
    .
    FELIZ DIA DE NATAL, extensivo à família e amigos/as.
    .
    Pensamentos e Devaneios Poéticos
    .

    ResponderEliminar
  3. Feliz e abençoado Natal, querida amiga Piedade!
    É um Dia mais do que especial onde comemorando o aniversário do Menino Deus.
    Tenha dias natalinos abençoados!
    Beijinhos carinhosos e fraternos

    ResponderEliminar
  4. Piedade que seu Natal seja de paz e alegria e que esta irradie por todo o novo ano.
    Linda e perfeita sua historiação do Natal, que me dá muita saudade da festa de minha infância, que era bem diferente de hoje. A ceia da família, a missa antes, a reza antes da ceia puxada pelo pai. A gente participava ativamente na construção do presépio e vivia a ansiedade do presente colocado junto á arvore. Era muito lindo amiga.
    Tempo de lhe agradecer pela amável companhia por todo 2021 e renovo o meu prazer de estar por aqui a viajar nas suas poesias visuais.
    Grato Piedade.
    Beijo amiga e feliz semana para encontrar o Novo Ano.

    ResponderEliminar
  5. Até os cínicos se comovem
    e os cruéis se dobram
    ao humílimo Menino
    É uma pena que não dure
    pelo ano inteiro

    Boas festas, até e depois dos Reis.

    ResponderEliminar

Não sou fotógrafa, mas, gosto de fazer arte com a fotografia. Todas as palavras e as imagens deste blogue são de minha autoria, excepto as que estão assinaladas com os devidos créditos. Não são fotos perfeitas, nem eu quero que assim sejam, porque por vezes é na imperfeição que se encontra a beleza encoberta.
Muito obrigada pela visita!