sábado, 1 de maio de 2021

O dia do Trabalhador




O Dia do Trabalhador é celebrado anualmente a 1º de Maio, sendo feriado em Portugal e em vários países da Europa. Não é um feriado mundial, embora seja cumprido em vários países do mundo, como no Brasil.

História do Dia do Trabalhador

A data remonta ao dia 1º de Maio de 1886, nos EUA, quando mais de 500 mil trabalhadores saíram às ruas de Chicago, numa manifestação pacífica, exigindo a redução da jornada de trabalho para oito horas. Em consequência, a polícia tentou dispersar a manifestação, ferindo e matando dezenas de operários.

A 5 de maio de 1886 os operários regressaram às ruas e registaram-se novamente feridos, com manifestantes a serem presos. A opinião pública repudiou a ação da polícia e do Governo, assim como das entidades patronais, e em 1889 o Congresso Operário Internacional, reunido em Paris, decretou o 1º de Maio como o Dia Internacional dos Trabalhadores.

Já em 1890, os trabalhadores americanos viram a jornada de trabalho diária ser reduzida para oito horas. Nos Estados Unidos o Dia do Trabalhador celebra-se na primeira segunda feira de setembro.

Em Portugal, o 1º de Maio começou a ser festejado a partir de maio de 1974, após a Revolução do 25 de abril.

O Dia do Trabalhador é comemorado em todo o país, com manifestações, marchas, celebrações e comícios, de forma a apresentar ao Governo e às entidades patronais quais as necessidades e os direitos dos trabalhadores. Como feriado, é também uma oportunidade para o trabalhador descansar.

11 comentários:

  1. Fotos lindas! Lindo feriado, Feliz MAIO! beijos, chica

    ResponderEliminar
  2. Boa tarde de sábado, querida amiga Piedade!
    Salve o dia de todos os trabalhadores formais e informais!
    Tenha um feriado abençoado!
    Beijinhos carinhosos e fraternos

    ResponderEliminar
  3. Uma publicação sublime! :))
    ~~
    Coisas de uma Vida
    ~
    Beijo, e um excelente fim de semana.

    ResponderEliminar
  4. Murais sublimes. Viva o 1º de Maio. Viva o dia do trabalhador. Via a liberdade de expressão. Viva a vida.
    .
    Um Sábado feliz
    .
    Pensamentos e Devaneios Poéticos
    .

    ResponderEliminar
  5. Parabéns pelos seus belos desenhos. Ótima publicação,sempre interessante. Abraços.

    ResponderEliminar
  6. Boa tarde Piedade,
    Belíssimas fotografias para celebrar o Dia do Trabalhador!
    Murais muito belos.
    Beijinhos e bom fim de semana.
    Ailime

    ResponderEliminar
  7. Este costuma ser o dia em que uma celebre cadeia de supermercados, me inunda com tentadores descontos... mas que ignoro sempre... não contribuindo para um dia ainda mais trabalhoso do que o habitual, para os trabalhadores da mesma...
    Gostei imenso dos murais! Felizmente este género de arte, parece estar a proliferar nas nossas cidades... aqui na vila onde moro, palpita-me que farão em breve uns quantos numa rua perto da minha casa... vamos ver se os muros que estão a arranjar por toda a rua, se destinarão a tal... já que por cá já existe um trabalho do Styler.
    Excelente forma de assinalar esta data tão significativa, por aqui!
    Beijinhos! Bom fim de semana!
    Ana

    ResponderEliminar
  8. Olá Piedade,

    Lindas imagens e muito boa explicação sobre o dia 1 de Maio! Que todos os trabalhadores sejam sempre respeitados com dignidade!

    Beijinhos e bom fim de semana!

    ResponderEliminar

Não sou fotógrafa, mas, gosto de fazer arte com a fotografia. Todas as palavras e as imagens deste blogue são de minha autoria, excepto as que estão assinaladas com os devidos créditos. Não são fotos perfeitas, nem eu quero que assim sejam, porque por vezes é na imperfeição que se encontra a beleza encoberta.
Muito obrigada pela visita!