sexta-feira, 5 de março de 2021

Lenda da Costa de Caparica

Há muitos, muitos anos, quando a Caparica era apenas um local ermo, com meia dúzia de casas, apareceu uma criança muito bonita, pobremente vestida que ninguém sabia donde vinha. Um velho da freguesia da Senhora do Monte tomou conta dessa menina que não sabia nada sobre a sua origem, apenas sabia que possuía aquela capa que trazia. O velho reparou que a capa, apesar de muito velha, era uma capa de qualidade, provavelmente pertencente a uma família rica ou mesmo nobre. Passaram-se muitos anos até que a menina se tornou numa bela jovem. Estando o velho às portas da morte pediu-lhe, como última vontade, que pusesse a sua capa por cima dele para o aquecer naqueles últimos momentos, dizendo à jovem que aquela capa velha era uma capa rica. A jovem fez-lhe a vontade e, quando o velho morreu, juntou o pouco dinheiro que restava para lhe dar uma sepultura digna. Passou dias sem comer e noites sem dormir mas tinha a consciência tranquila de ter retribuído tanto em vida como na morte a bondade do velho. A jovem ficou naquele casebre e envelheceu sozinha. O povo, que a achava estranha e lhe chamava bruxa, reparou que ela tinha o ritual de subir ao alto do monte e, num ar de êxtase, rezava a Deus pedindo-lhe que quando morresse o Manto Divino de Nossa Senhora do Monte cobrisse com a Sua benção todos aqueles que naquela localidade A veneravam. Ao terminar aquelas palavras ela pegava na sua capa velha e erguia-a ao céu. Este estranho comportamento chegou aos ouvidos do rei que a mandou vir à sua presença, acompanhada da famosa capa que todos diziam ter feitiço. A velha senhora disse ao rei que nada tinha a ver com bruxedos e que o que fazia era apenas rezar a Deus. Comovido, o rei mandou-a embora com uma bolsa de dinheiro e a velha continuou a sua vida solitária até que um dia morreu. Junto do corpo da Velha da Capa, que era como o povo a designava, encontraram uma carta dirigida ao rei. A Velha da Capa tinha descoberto na hora da sua morte que a capa era afinal uma capa rica porque tinha encontrado uma verdadeira riqueza escondida no seu forro. Pedia ao rei que utilizasse aquele tesouro para transformar aquela costa numa terra de sonho e maravilha onde houvesse saúde e alegria para todos. Reza a lenda que foi assim que surgiu a Costa de Caparica, em homenagem de uma menina de origem desconhecida que tinha como único bem uma capa velha que afinal era uma capa rica.
Fonte:Net

7 comentários:


  1. As lendas são um "alimento" da história. Verdadeiras ou não, o certo, é que encontramos sempre algo de análogo entre elas e ao que se referem.
    Não sei se seria isso que aconteceu com a Costa da Caparica mas que tem algo de bonito e enternecedor é um fato.
    Gostei de ler.
    .
    Abraço poético.
    .
    Pensamentos e Devaneios Poéticos
    .

    ResponderEliminar
  2. Que imagens lindas, um encanto!
    Gosto muito de lendas, elas nos fazem sonhar, imaginar!
    Nunca sabemos se são verdadeiras ou se têm apenas um fundo de verdade!

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  3. Boa tarde Piedade,
    Que lenda maravilhosa da qual nunca tinha ouvido falar.
    As fotos são magníficas!
    Desejo-lhe um bom fim de semana, com saúde.
    Beijinhos,
    Ailime

    ResponderEliminar
  4. woaunh nao conhecia adorei assim como as fotos bjs saude

    ResponderEliminar
  5. Piedade,
    eu aqui tão perto e não sabia desta maravilhosa lenda.
    Obrigada pela partilha e pelas fotos tão belas, com cores magníficas, que nos ofereceste.

    Um beijinho e bom fim de semana !

    ResponderEliminar
  6. Onde passei férias quando era muito, muito pequenino.
    Um abraço

    ResponderEliminar

Não sou fotógrafa, mas, gosto de fazer arte com a fotografia. Todas as palavras e as imagens deste blogue são de minha autoria, excepto as que estão assinaladas com os devidos créditos. Não são fotos perfeitas, nem eu quero que assim sejam, porque por vezes é na imperfeição que se encontra a beleza encoberta.
Muito obrigada pela visita!