sexta-feira, 19 de fevereiro de 2021

História do Gato


 

Animal independente mas doméstico, distante mas carinhoso, o gato é um ser misterioso que cedo despertou fascínio nos humanos, chegando mesmo a tornar-se objeto de culto para algumas civilizações.
De forma contraditória, este felino foi visto como um ser divino e digno de culto por certas culturas, ao passo que outras o viam como um aliado das forças do mal.
O gato doméstico terá evoluído a partir do gato-bravo, razão pela qual lhe reconhecemos algumas das características selvagens do seu antecessor.
Ao contrário de outros felinos, é um animal geralmente solitário, de hábitos noturnos e sentidos muito apurados, principalmente a audição e a visão. Caça apenas para sobreviver e só contacta com outros gatos para marcar território ou acasalar.
Apesar de não ter sido a primeira a domesticar o gato, a civilização egípcia foi a primeira a documentá-lo: em diferentes estátuas, pequenos amuletos e até pinturas murais podemos observar a convivência pacífica entre os egípcios e o gato, assim como a sua divinização. Aliás, uma das figuras divinas mais famosas e veneradas do antigo Egipto é a da deusa da fertilidade e do amor, Bastet, que é justamente representada com uma cabeça de gato.
Na civilização grega e na romana o gato aparecia associado a vários deuses, como Afrodite, símbolo de feminilidade e do amor, e Diana, a deusa da caça. Já nas lendas nórdicas aparece a imagem de Freia, deusa da fecundidade, no seu carro puxado por estes animais.
Na Idade Média foram considerados uma heresia e associados a forças satânicas, tendo sido muitas vezes desprezados e até sacrificados. Eram associados a bruxas, que os tinham por companhia e os usavam nos seus rituais.
Com o decorrer do tempo os mitos e crenças foram-se dissipando, e o gato foi conquistando um espaço privilegiado na vida dos seres humanos. Por exemplo, com a propagação da Peste Negra que matou milhares de pessoas, o gato ganhou o respeito do homem, uma vez que era um exímio caçador de ratos, o principal foco da doença. Era também um animal muito útil nos barcos e nos campos de agricultura, uma vez que caçava os roedores que destruíam os cereais e outros alimentos.
Desde então, o gato passou a fazer parte integrante da vida dos humanos. Entre aqueles que o elegeram como animal de estimação estão grandes personalidades da nossa História como o político Winston Churchill, a violoncelista Guilhermina Suggia, o pintor Gustav Klimt e o escritor Ernest Hemingway.
Fonte -Infopédia
.

6 comentários:


  1. Nasci no campo onde vivi até à adolescência. Os meus pais tinhas cães e gatos. Vários gatos e gatas. Sem dúvida que o gato é de uma meiguice que emociona e apaixona. O seu ronronar é de uma doçura incrível.
    Gostei de ler este texto sobre o gato
    As fotos são fascinantes.
    .
    Deixando um abraço
    .
    Pensamentos e Devaneios Poéticos
    .

    ResponderEliminar
  2. Boa tarde Piedade,
    Três belíssimas fotografias de gatos um animal com o qual simpatizo.
    Gostei de saber mais sobre eles.
    Um beijinho e bom fim de semana.
    Ailime

    ResponderEliminar
  3. a minha avo ela tinha 100 gatos e sabia o nome de todos ja eu nao heheh lindas fotos bjs saude

    ResponderEliminar
  4. As fotografias são extraordinárias!
    Nunca vivi sem ter um amigo felino por perto. Agora mesmo aqui está, do alto dos seus 13 anos.

    Beijo

    ResponderEliminar

Não sou fotógrafa, mas, gosto de fazer arte com a fotografia. Todas as palavras e as imagens deste blogue são de minha autoria, excepto as que estão assinaladas com os devidos créditos. Não são fotos perfeitas, nem eu quero que assim sejam, porque por vezes é na imperfeição que se encontra a beleza encoberta.
Muito obrigada pela visita!