domingo, 17 de janeiro de 2021

Dia de Santo Antão


O Dia de Santo Antão celebra-se a 17 de janeiro.

Hoje festajamos Santo Antão do Deserto, (em italiano Santo Antonio Abate), também conhecido como Santo Antão do Egito, Santo Antão, o Eremita, ou ainda O Pai de Todos os Monges, foi um santo cristão do Egito, um líder de destaque entre os Padres do Deserto.

Santo Antão é o protetor dos animais domésticos e é um dos eremitas mais ilustres da história da Igreja. Nascido em Coma, no coração do Egito, por volta de 250, aos vinte anos abandonou tudo para viver primeiro em um deserto e depois nas margens do Mar Vermelho, onde viveu por mais de 80 anos. Sua história é contada por um discípulo, Santo Atanásio

Abade e eremita, é considerado o fundador do monasticismo cristão e o primeiro dos abades. Filho de fazendeiros cristãos, ele ficou orfão muito jovem e decidiu deixar seus bens para os pobres e se retirar para a vida solitária nos desertos de sua cidade. Dizem que ele se dedicou a curar e a “libertar-se do diabo” e é considerado o protetor dos animais domésticos.

Na iconografia tradicional, ele é representado com uma longa barba branca, com uma vara com sino e um porco, companheiro inseparável do santo em todas as suas representações. É celebrado pela Igreja no dia 17 de janeiro, juntamente com a benção de animais e dos estábulos. Por isso, no dia 17 de janeiro ou no domingo seguinte, em muitas igrejas italianas, é comum levar os animais para serem abençoados durante a missa.

Esta tradição não está diretamente ligada ao santo, mas nasceu na Idade Média onde cada aldeia tinha um porco a ser atribuído ao hospital dos monges de Santo Antônio. Os porcos de propriedade dos Antonianos tornaram-se “sagrados” ao longo do tempo porque serviam como alimento para os doentes: quem ousasse roubar um, teria recebido a vingança do santo, ou seja, doenças em vez de cura.

Uma lenda do norte da Itália também nos diz que na noite de 17 de janeiro, os animais adquirem a habilidade de falar: durante este evento os fazendeiros ficavam longe dos estábulos porque ouvir animais falando era um sinal de má sorte.

Fonte Net.

7 comentários:

  1. Que bom vir aqui e lembrar que amanhã é dia de Santo Antão!
    Com esta pandemia nem me lembrava, pois aqui na minha freguesia temos uma ermida dedicada a Santo Antão e durantes três domingos no mês de Janeiro há uma festa simples com arrematações de bolos de massa sovada que as pessoas oferecem e há também celebração da eucaristia!
    O ano passado até publiquei algumas imagens no meu blog explicando a festa!

    Beijinhos Piedade!
    Bom fim de semana!

    ResponderEliminar
  2. Piedade, desconhecia a vida de Santo Antão e os esclarecimentos que nos trouxe. Penso nunca ter visto sua imagem, pois o porco me chamaria a atenção. Gostei de vê-lo em sua foto. Bjs.

    ResponderEliminar
  3. Boa tarde Piedade,
    Uma bela imagem de Santo Antão.
    Gostei de saber sobre a história de sua vida, bem intressante.
    Um beijinho e bom domingo, com saúde.
    Ailime

    ResponderEliminar
  4. Ahora puedo decir que ya se un poquito mas. Buena entrada, Piedade!
    Un abrazo.

    ResponderEliminar
  5. Religiosidade e curiosidades bem apresentadas amiga.
    Que nunca nos falte proteção do Santo Antão.
    Grato pela partilha da historia.
    Beijo amiga

    ResponderEliminar
  6. Olá, querida amiga Piedade!
    Ele é meu protetor no Mosteiro beneditino.
    Fique bem, amiga!
    Beijinhos

    ResponderEliminar

Não sou fotógrafa, mas, gosto de fazer arte com a fotografia. Todas as palavras e as imagens deste blogue são de minha autoria, excepto as que estão assinaladas com os devidos créditos. Não são fotos perfeitas, nem eu quero que assim sejam, porque por vezes é na imperfeição que se encontra a beleza encoberta.
Muito obrigada pela visita!