sexta-feira, 12 de junho de 2020

O Dia Mundial Contra o Trabalho Infantil



O Dia Mundial Contra o Trabalho Infantil celebra-se a 12 de junho.

Quem criou esta celebração foi a Organização Internacional do Trabalho. Esta agência das Nações Unidas instituiu a data do Dia Mundial Contra o Trabalho Infantil em 2002.

Esta data, celebrada no mesmo mês do Dia Mundial da Criança, visa alertar a população para o facto de muitas crianças serem obrigadas a trabalhar diariamente quando deveriam estar na escola a aprender e a construir um futuro melhor para si e para as suas famílias. O Dia Mundial Contra o Trabalho Infantil deseja assim promover o direito de todas as crianças serem protegidas da exploração infantil e doutras violações dos seus direitos humanos fundamentais, assim como a combater todos os tipos de trabalho infantil. Algumas celebridades juntam-se à causa, para aumentar a divulgação da data.

A UNICEF estima que existam 168 milhões de crianças vítimas de trabalho infantil, trabalhando muitas delas (85 milhões) em condições de exploração infantil, com perigos graves à saúde e sendo envolvidas em conflitos armados. Segundo a Organização Internacional do Trabalho, mais de 20 em cada 100 crianças entram no mercado de trabalho por volta dos 15 anos de idade nos países pobres.

Fonte:Calendarr

10 comentários:

  1. Bom dia querida Piedade.

    Louvável sua postagem. Eu tenho uma visão diferente sobre esse dia, a nível de hoje quando a droga criou asas e percorre o mundo inteiro, pessoas viciadas que não respeitam a infância das crianças vão para a escola munidas de droga, com isso no mais das vezes as crianças que em casa são rigorosamente educadas, nesses tempos sofrem de Bulling quando não querem se adequar às exigências desses amus elementos.
    Não sou a favor do trabalho escravo, sou a favor da criança crescer consciente que precisa no futuro se manter sozinho e para isso aprender desde cedo a ganhar seu dindin. Desculpe minha impressão à cerca do post.

    Feliz Dia dos Namorados.

    bkss

    ResponderEliminar
  2. Actualmente e derivado ao fecho das escolhas cada vez há mais jovens sem idade a trabalhar. ( Não bem nem mal) com a idade que indica. Depende de muita coisa!
    -
    Melancolia ...

    Beijos e uma excelente Sexta Feira:)

    ResponderEliminar
  3. Vamos proteger as nossas crianças. É bom que tenhamos um dia para lembra-las e 364 dias para não esquecê-las.
    A foto está excelente.
    Beijinhos,

    ResponderEliminar
  4. por isso é que nao compro coisas ou seja roupa de marca pois quem as faz sao as pobres crianças e que nao ganham nada bonito post bravo bjs

    ResponderEliminar
  5. Aplaudo ter focado este dia e o problema inerente...
    Se os adolescentes devem ser incentivados a colaborar,
    a criança deve ser totalmente isenta desse dever, até
    porque elas não pediram para nascer...
    Bom fim de semana, querida Poetisa.
    Beijinho
    ~~~~~

    ResponderEliminar
  6. Infelizmente, uma realidade. Os números são horríveis!
    Não evoluímos nada!

    Bom fim de semana, Piedade. :)

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  7. Muitos jovens não querem ir à escola quando atingem os 14/15 anos. Obrigá-los a ir é o mesmo que lhes dizer que vão iludir as crianças mais novas.
    Para mim, não quer escola, ia trabalhar, aprender um oficio, a fim de que mais adulto pudesse ganhar o seu dinheiro.
    Criança sim. Mas saber dividir as coisas também me parece ser razoável

    Cumprimentos.

    ResponderEliminar
  8. Bravo Piedade, uma data para ser marcada nas cabeças dos capitalistas selvagens, que por aqui fazem suas senzalas com pobres crianças, e serviço de fazendas, carvoaria, e pedreira. É lamentável a mente desta gente impune. Que nenhuma criança seja submetida a trabalhos e que lhe seja assegurada o direito de estudar e ser criança.
    Aplausos amiga pela postagem grito.
    Beijo e bom fim de semana com paz e alegria.
    Ainda nos cuidados, pois vamos sair bem desta.

    ResponderEliminar
  9. Boa tarde Piedade,
    Um tema que faz doer. Sempre houve trabalho infantil, mas cada vez mais as crianças são exploradas. Antigamente em Portugal começavam com onze anos, o que era um autêntico crime.
    Gostei das ilustrações.
    Um beijinho,
    Ailime

    ResponderEliminar
  10. Que motivos catitas encontraste para ilustrar o dia a preceito.
    Gostei de ler as imagens. Muito significativas.
    Beijo.

    ResponderEliminar

Não sou fotógrafa, mas, gosto de fazer arte com a fotografia. Todas as palavras e as imagens deste blogue são de minha autoria, excepto as que estão assinaladas com os devidos créditos. Não são fotos perfeitas, nem eu quero que assim sejam, porque por vezes é na imperfeição que se encontra a beleza encoberta.
Muito obrigada pela visita!