domingo, 12 de abril de 2020

Domingo de Páscoa

A Páscoa celebra-se a 12 de abril em 2020, sendo um feriado móvel, comemorado sempre ao domingo.
Esta é uma celebração religiosa que comemora a ressurreição de Jesus Cristo.
Os cristãos celebram a ressurreição de Jesus Cristo, sendo a data conhecida como Domingo de Páscoa. De acordo com a Bíblia, após a crucificação de Cristo, celebrada na Sexta-Feira Santa, Cristo ressuscitou no terceiro dia após a sua morte.
A data serve como momento de reflexão, em homenagem à vida e morte de Cristo, e de agradecimento e glorificação do seu sofrimento.
A Páscoa é celebrada também pela reunião da família, sendo um momento de confraternização e de alegria.
Em Portugal, a população católica recebe a visita do compasso pascal no Domingo de Páscoa. O compasso é composto por um grupo de fiéis católicos que percorrem as ruas com uma cruz e um pequeno sino para anunciar a sua chegada.
Quando convidados pelos habitantes a entrar nas casas, benzem a casa e seus moradores, anunciando a boa nova da ressurreição de Jesus Cristo.
Sete dias antes da Páscoa celebra-se o Domingo de Ramos, um dia dedicado aos padrinhos e madrinhas. Os afilhados oferecem flores ou plantas aos seus padrinhos e madrinhas e estes retribuem com o "folar", ou seja, com uma prenda no dia de Páscoa.
O pão-de-ló, os papos de anjo, o folar, as amêndoas e os ovos da Páscoa são alguns dos doces tradicionais desta época festiva.

10 comentários:

  1. Este ano, infelizmente, o afastamento social e a quarentena, impede que as famílias se juntem e troquem as prendas tradicionais desta data. Mas tudo um dia melhorará.
    .
    Um domingo de Páscoa muito feliz

    Cumprimentos domingueiros

    ResponderEliminar
  2. Folar foi ontem. Fiquei emocionado pela doçura.
    Uma fotografia muito bonita que mostra a sensibilidade que uma fotografia pode acrescentar à obra original. Há na representação de Cristo um apelo de transposição de planos. Onde foi colhida a imagem?
    Desejo-te Paz neste resto de Páscoa, e nos dias que vêm a seguir. Come umas amêndoas sem abusar. Eu comi duas de chocolate com o café, coisa que não fazia há bué...
    Beijo, Amiga Piedade.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Caro Poeta e amigo hajota
      Captado nos Pyrennes Franceses no Santuário de Lourdes.
      Realizado por Maria de Faykod, ele apresenta 17 estações feitas em monoblocos de mármore
      Como o acesso ao caminho da cruz de Espélugues é difícil para pessoas de mobilidade restrita, decidiu-se criar, em 2001, este novo caminho da cruz.

      Eliminar
  3. Boa noite Piedade,
    Imagem muito bela, transcendente, em sintonia com a festa que se celebra hoje.
    Santa e Feliz Páscoa.
    Cuidemo-nos.
    Beijinhos,
    Ailime

    ResponderEliminar
  4. E sempre o instante de beleza a Ressurreição!
    As fotos, ah! as fotos! Ah! o teu olhar!
    Um novo abraço,

    ResponderEliminar
  5. Gostei muito de ler as suas explicações sobre as celebrações religiosas durante esta semana! Aqui nos Açores temos algumas celebrações católicas iguais, já as tradições não são assim tão iguais, não temos a tradição dos padrinhos!

    Um abraço e continuação de uma boa Páscoa!

    ResponderEliminar

Não sou fotógrafa, mas, gosto de fazer arte com a fotografia. Todas as palavras e as imagens deste blogue são de minha autoria, excepto as que estão assinaladas com os devidos créditos. Não são fotos perfeitas, nem eu quero que assim sejam, porque por vezes é na imperfeição que se encontra a beleza encoberta.
Muito obrigada pela visita!