sexta-feira, 1 de novembro de 2019

Dia de Todos os Santos




O Dia de Todos os Santos é comemorado anualmente no dia 1 de novembro em honra todos os santos conhecidos e desconhecidos, mártires e cristãos heroicos celebrados ao longo do ano.



Neste dia é também celebrado (por antecipação) o dia dos Fiéis Defuntos, que se celebra a 2 de novembro.


Origem da Celebração do Dia de Todos os Santos

A origem do festa remonta ao século II, quando os cristãos começaram a honrar os que tinham sido perseguidos e martirizados por causa da sua fé.


Foi o Papa Gregório III que no século VIII dedicou uma capela em Roma a todos as pessoas que tinham vivido uma existência de acordo com o Evangelho e por isso eram consideradas santas. Ele também ordenou que a solenidade fosse celebrada a 1 de novembro.

Tradições do Dia de Todos os Santos

Este dia é dedicado a homenagear todos os que já partiram. Por norma, as famílias portuguesas enfeitam as campas dos seus familiares nos cemitérios e ao longo do dia 1 de novembro visitam os cemitérios para deixar ramos e velas nas lápides. Antes da visita ao cemitério, realizam-se missas nas paróquias e em seguida, faz-se uma procissão até ao cemitério.

No dia 31 de outubro, véspera do dia de Todos os Santos, nos países anglo-saxões, existe a crença de que as almas dos mortos descem à terra nos locais de nascimento.

Por isso, à noite festeja-se o Dia das Bruxas ou Halloween (nome pelo qual é conhecida a noite das bruxas a nível mundial).

O dia 1 de novembro também é conhecido como o Dia de Pão por Deus, uma data muito aguardada pelas crianças, que saem às ruas com um saquinho a fim de recolher ofertas, como castanhas, nozes, figos e doces.

Fonte : Calendarr

6 comentários:

  1. Aqui na minha vila, há muitos anos que perdeu-se a tradição do pão por Deus! As pessoas costuma dar esmolas pela alma dos seus familiares que já partiram!
    Normalmente oferecem uma pão, um quilo de açucar e um pacote de leite!

    Bom feriado,
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  2. Modulemos em colcheias e bemóis para todos os santos um canto!
    Beijinhos,

    ResponderEliminar
  3. Brincando um pouco direi que hoje é ... o meu dia.

    Mais a sério: Amei a sua publicação
    .
    Feliz fim de semana.

    ResponderEliminar
  4. Boa noite de paz, querida amiga Piedade!
    Nao conhecia a devocao das criancas. Que bonito gesto significativo!
    Tenha uma noite abencoada!
    Bjm carinhoso e fraterno de paz e bem

    ResponderEliminar
  5. Es un día muy especial. Es la víspera de los fieles difuntos y en esos días se acostumbra a visitar los cementerios.

    Besos

    ResponderEliminar

Não sou fotógrafa, mas, gosto de fazer arte com a fotografia. Todas as palavras e as imagens deste blogue são de minha autoria, excepto as que estão assinaladas com os devidos créditos. Não são fotos perfeitas, nem eu quero que assim sejam, porque por vezes é na imperfeição que se encontra a beleza encoberta.
Muito obrigada pela visita!