sexta-feira, 15 de fevereiro de 2019

Ponte Vasco da Gama


A Ponte Vasco da Gama é uma ponte atirantada sobre o estuário do rio Tejo, na área da Grande Lisboa, ligando Montijo e Alcochete a Lisboa e Sacavém, muito próximo do Parque das Nações, onde se realizou a Expo 98.
Com os seus 12,3 km de comprimento (que se dividem em 0,8 km de ponte principal e 11,5 km de viadutos)[3] é a mais longa ponte da Europa Ocidental, a segunda mais longa da Europa (apenas atrás da Ponte da Crimeia, inaugurada em 2018) e uma das mais extensas do mundo. A ponte, servida por 4,8 km de acessos dedicados (0,9 km para norte e 3,9 km para sul)[3], foi construída para criar uma alternativa à congestionada Ponte 25 de Abril e para evitar que o trânsito que se desloca entre o norte e o sul de Portugal atravessasse o interior de Lisboa.
A construção iniciou-se em Fevereiro de 1995 e terminou três anos depois.] Na altura, foi necessário tomar especiais cuidados com o impacto ambiental, visto que a ponte atravessa o Parque Natural do Estuário do Tejo, uma importante área à escala europeia de alimentação e nidificação de aves aquáticas.] A Ponte Vasco da Gama foi inaugurada em 29 de Março de 1998, dois meses antes da abertura da Exposição Mundial. O seu nome comemora os 500 anos da chegada de Vasco da Gama à Índia, ocorrida em maio de 1498. Na inauguração da ponte foi servida uma feijoada que teve direito a inscrição no Guinness World Records.

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

6 comentários:

  1. Estive em Portugal pela primeira vez 1998. Estive por duas vezes na Expo 98. Ainda me lembro que paguei 5000 escudos por cada visita, salvo engano da memória. Ainda guardo algumas lembranças dessa primeira visita a Portugal. Um delas é uma telha artesanal de Óbidos, em cerâmica. Guardada entre os meus livros.
    A mais recente coincidiu com a morte de Vasco Graça Moura, em abril de 2014. Ele morreu em 27 de abril...
    Chega de saudosismo... risos!
    Um bom final de semana,
    Beijinhos,

    ResponderEliminar
  2. Excelente foto, Pi Sol, excelente.
    Terno abraço, querida Amiga.
    ~~~

    ResponderEliminar
  3. Que linda foto, Piedade! Suas informações nos fazem adquirir mais conhecimento sobre a ponte Vasco da Gama. Muito bom! Porque além de linda tem uma história por detrás.

    Bjs, querida!

    Proseando num dia

    ResponderEliminar
  4. Atirantada não atarantada
    a ponte de aço e betão
    Ainda nova e com tanta memória
    bonita de se ver
    Desperta a gente rumo ao sul
    Oferece-se a mil enquadramentos
    Este é superlativo Sol

    Beijo.

    ResponderEliminar

Não sou fotógrafa, mas, gosto de fazer arte com a fotografia. Todas as palavras e as imagens deste blogue são de minha autoria, excepto as que estão assinaladas com os devidos créditos. Não são fotos perfeitas, nem eu quero que assim sejam, porque por vezes é na imperfeição que se encontra a beleza encoberta.
Muito obrigada pela visita!