A xávega é uma pesca artesanal feita com rede de cerco e o seu equipamento é composto dum longo cabo com flutuadores, tendo na sua metade de comprimento um saco de rede em forma cónica (xalavar). Antigamente a recolha era feita com a ajuda de juntas de bois e força braçal, atualmente por tração mecânica, dois tratores.
O xalavar é colocado no mar, longe da costa por uma embarcação, que vai desenrolando a metade do cabo, ficando uma das pontas do mesmo amarrada a um dos dois tratores intervenientes. Os pescadores efetuam o cerco aos cardumes de peixe em alto mar e retornam à praia desenrolando a outra metade do cabo para a sua extremidade ser enrolada ao segundo trator.
A xávega termina com a chegada a terra e abertura do xalavar (saco de rede de forma cónica) que contém a pescaria.
Fonte: Wikipédia
Acho que podes explorar este tema, pois proporciona constantemente belas imagens e a prova disso está aqui hoje no teu blog que designas por Imagens Imperfeitas, o que não concordo de forma alguma.
ResponderEliminarUm beijo amigo.
Boa tarde, Lindas imagens captadas no momento certo por quem sabe.
ResponderEliminarFeliz feriado.
AG
Brilhantemente retratada, nesta lindíssima sequência de imagens de tonalidades incríveis... e com esta apaixonante chuva de asas...
ResponderEliminarPassando por aqui, com algum atraso e pedindo desculpa pelo facto!... Mas tenho tido umas semanas demasiado atribuladas... recuperando de uma distensão... a partida de uma pessoa querida, e por estes dias alguns problemas de saúde da minha mãe...
Espero voltar a ser mais constante nas minhas visitas e comentários... assim que esta fase ficar para trás...
Beijinhos! Bom feriado!
Ana
Adoro este método artesanal de pesca e dá excelentes fotografias.
ResponderEliminarUm abraço e continuação de uma boa semana.
Andarilhar
Piedade:
ResponderEliminarAinda há pouco tempo assisti ao vivo na Costa da Caparica a esta arte pesqueira.
Fiquei fascinada e registei em fotos que não tenho coragem de as mostrar :)
Estas tuas estão perfeitas!
Um beijinho
Maravilhoso momento! Amei
ResponderEliminarBeijinhos
A arte chávega com os dias contados. Ou não.
ResponderEliminarImagens impressivas de rara beleza poética que nos enchem a alma. Representação de um mundo idílico em desconstrução irreversível (?) apesar dos protestos veementes das eternas gaivotas.
Beijo, PAS.