Gosto de fazer arte com a fotografia e a poesia. Todas as imagens apresentadas são de minha autoria,captadas,como o meu olhar as sentiu…não são perfeitas, nem eu quero que assim sejam, porque por vezes é na imperfeição que se encontra a beleza encoberta...
terça-feira, 9 de dezembro de 2025
segunda-feira, 8 de dezembro de 2025
Dia da Imaculada Conceição
O dia da Imaculada Conceição, celebrado no dia 8 de Dezembro, é feriado nacional.
Este dia invoca a vida e a virtude de Virgem Maria, mãe de Jesus, concebida sem mácula, ou seja, sem marca do pecado original, o que recebeu o título de dogma católico no dia 8 de dezembro de 1854. Assim, tem origem a celebração dessa comemoração, que é uma data de grande significado para a Igreja Católica.
Mas, muito antes de ter sido considerado um dogma, a celebração da festa universal já havia sido decretada em 1476 pelo Papa Sisto IV.
Em 25 de Março de 1646, o rei D. João IV organizou uma cerimónia solene, em Vila Viçosa, para agradecer a Nossa Senhora a Restauração da Independência de Portugal em relação à Espanha.
Foi até a igreja de Nossa Senhora da Conceição, declarando-a padroeira e rainha de Portugal. Desde este dia, mais nenhum rei português usou coroa na cabeça, privilégio que estaria disponível apenas para a Imaculada Conceição.
Importa referir que durante séculos, o Dia da Mãe era comemorado no dia 8 de Dezembro, tendo sido mudado para maio, por ser considerado o mês de Nossa Senhora.
Oração a Nossa Senhora da Conceição
Virgem Santíssima, que foste concebida sem o pecado original e por isto merecestes o título de Nossa Senhora da Imaculada Conceição.
E por terdes evitado todos os outros pecados, o Anjo Gabriel vos saudou com as belas palavras: “Ave Maria, cheia de graça”.
Nós vos pedimos que nos alcanceis do vosso divino Filho o auxílio necessário para vencermos as tentações e evitarmos os pecados. E já que vos chamamos de Mãe, atendei-nos com carinho maternal esta graça (fazer o pedido), para que possamos viver como dignos filhos vossos. Nossa Senhora da Conceição, rogai por nós. Amém.
Fonte: Calendarr
domingo, 7 de dezembro de 2025
sábado, 6 de dezembro de 2025
sexta-feira, 5 de dezembro de 2025
quinta-feira, 4 de dezembro de 2025
quarta-feira, 3 de dezembro de 2025
terça-feira, 2 de dezembro de 2025
segunda-feira, 1 de dezembro de 2025
domingo, 30 de novembro de 2025
sábado, 29 de novembro de 2025
Sunset
Entre o dia e a noite, a luz
e a escuridão, a vida e a morte,
a arte suprema sucede, cambia espíritos
inquietos, até ao sussurro apaixonado
de tons afogueados,
até ao suspiro da quietude
Entre a vida e a morte panos reposteiros sfumatos,
sombras entre o dia e a noite
autor : hajota 2025-11-01
Etiquetas:
entardecer,
por do sol,
Sunset
sexta-feira, 28 de novembro de 2025
quinta-feira, 27 de novembro de 2025
quarta-feira, 26 de novembro de 2025
terça-feira, 25 de novembro de 2025
segunda-feira, 24 de novembro de 2025
Marés
As marés sobem e descem
ao capricho da lua obedientes
E o homem temerário avança
para um beijo ou recua tímido
perante o excesso de beleza
Autor : hajota 2025-11-12
domingo, 23 de novembro de 2025
Rosas
De manhã ouves, Senhor, o meu clamor;
de manhã te apresento a minha oração
e aguardo com esperança.
Salmos 5:3
sábado, 22 de novembro de 2025
Subscrever:
Comentários (Atom)

















.jpg)






























