sexta-feira, 17 de maio de 2024

Camélias




O óbvio é aquilo que nunca é visto até que alguém o manifeste com simplicidade.

Khalil Gibran

quinta-feira, 16 de maio de 2024

Arte Criativa




Paradoxalmente, embora possa parecer, não é menos verdade que a vida imita a arte muito mais do que a arte imita a vida.

Oscar Wilde

quarta-feira, 15 de maio de 2024

Natureza




A simplicidade é o último degrau da sabedoria.

Khalil Gibran

segunda-feira, 13 de maio de 2024

Nossa Senhora de Fátima


A aparição de Nossa Senhora de Fátima aos três pastorinhos aconteceu pela primeira vez a 13 de Maio de 1917, num campo da Cova de Iria, na freguesia de Fátima.

Os pastorinhos eram Lúcia de Jesus, de 10 anos, Francisco, de 9 anos, e Jacinta, de 7 anos.

No mesmo ano, Nossa Senhora de Fátima voltou a aparecer aos três pastorinhos, a 13 de Maio, 13 de Junho, 13 de Julho, 13 de Setembro e 13 de Outubro.

Todos os anos, o evento é recordado, especialmente com procissões de velas. O dia 13 de Maio não é feriado.

Na última aparição, a 13 de Outubro, estavam presentes 70.000 pessoas. Nossa Senhora disse aos pastorinhos que era a "Senhora do Rosário" e pediu a construção de uma capela em sua honra.

Depois da aparição, todos os presentes observaram que o sol assemelha-se a um disco de prata. Além disso, o sol podia ser observado sem dificuldade e nele girava uma espécie de roda de fogo, parecendo precipitar-se na Terra.

Em 1919 foi construída a Capelinha das Aparições, no local onde Nossa Senhora apareceu aos três pastorinhos.

Peregrinação a Fátima

Todos os anos, milhares de peregrinos deslocam-se ao Santuário de Fátima para prestar homenagem e devoção a Nossa Senhora de Fátima.

Os pontos altos das cerimónias religiosas acontecem na noite de 12 de Maio, com a procissão das velas, e na manhã de 13 de Maio, com a procissão, Eucaristia e bênção dos doentes.

Os meses de Maio, Agosto e Outubro são os meses com maior afluência de devotos ao Santuário de Fátima.

Fonte Calendar

domingo, 12 de maio de 2024

Areal




 No meio desse mar agitado da vida civilizada há tantas nuvens, tempestades, areias movediças e mil e um itens a considerar, que o ser humano tem que se orientar - se ele não afundar e definitivamente acabar não fazendo sua parte - por uma técnica simples de previsão, além de ser um grande calculista para ter sucesso. Simplifique, simplifique.

Henry David Thoreau

sábado, 11 de maio de 2024

Poente




Sua tristeza pode se tornar em alegria, quando você acordar e vêr o pôr-do-sol.

Youchin L.Soares

sexta-feira, 10 de maio de 2024

Flores




Às vezes uma ou duas palavras amáveis são suficientes para ajudar alguém a desabrochar como uma flor.

Thich Nhat Hanh

quinta-feira, 9 de maio de 2024

Arte Criativa -Jogo de Luz




A arte, como a moralidade, consiste em traçar a linha em algum lugar. 

G. K. Chesterton

quarta-feira, 8 de maio de 2024

Natureza




Eu tenho natureza, arte e poesia, e se isso não for suficiente, o que é suficiente?

Vincent Van Gogh

segunda-feira, 6 de maio de 2024

Pescadores




Aqui tem você um conselho que lhe poderá servir para a sua filosofia: não force nunca; seja paciente pescador neste rio do existir. Não force a arte, não force a vida, nem o amor, nem a morte. Deixe que tudo suceda como um fruto maduro que se abre e lança no solo as sementes fecundas. Que não haja em si, no anseio de viver, nenhum gesto que lhe perturbe a vida.

Agostinho Silva
Sete Cartas a um Jovem Filósofo

domingo, 5 de maio de 2024

Dia da Mãe


O Dia da Mãe é uma data comemorativa que se celebra no primeiro domingo do mês de maio em Portugal.

A data chegou a ser celebrada a 8 de dezembro em Portugal, que é o Dia da Imaculada Conceição. Mas, a pedido da igreja, a comemoração foi mudada para que o Dia da Imaculada Conceição não perdesse o seu destaque.

Assim, a comemoração passou a ser feita no mês de maio, porque é o mês conhecido entre os católicos como o mês de Maria, mãe de Jesus.

O Dia da Mãe é uma homenagem e serve para reforçar e demonstrar o amor dos filhos pelas suas mães. Por isso, os filhos costumam oferecer presentes e preparam surpresas para as mães, de forma a mostrarem o quanto gostam delas e agradecer todo o seu empenho e dedicação.

Origem do Dia da Mãe

Comemorações na Grécia Antiga e Roma

A comemoração mais antiga do Dia da Mãe remonta às comemorações primaveris da Grécia Antiga, em honra de Rhea, mulher de Cronos e Mãe dos Deuses.

Em Roma, as festas do Dia da Mãe eram dedicadas à Cybele, a mãe dos deuses romanos, e as cerimónias em sua homenagem começaram por volta de 250 anos antes do nascimento de Cristo.

Comemorações na Inglaterra a partir do século XVII

Celebrava-se no 4.º Domingo de Quaresma um dia chamado “Domingo da Mãe”, que inicialmente homenageava a Virgem Maria, mãe de Jesus, e à igreja-mãe, que é como cada pessoa chama a igreja onde foi batizado.

Com o passar do tempo, passou a homenagear todas as mães inglesas.

Comemorações nos Estados Unidos a partir do século XX

Em 1904, quando Anna Jarvis perdeu a mãe, ela ficou muito triste. As suas amigas decidiram organizar uma festa em memória à sua mãe e Anna quis que a festa fosse festejada para todas as mães, vivas ou mortas.

Em 1914, a data foi oficializada pelo presidente Woodrow Wilson e passou e ser celebrada no segundo domingo de maio em todo o país.

Foi a partir de então que o Dia da Mãe popularizou-se pelo mundo, embora em datas diferentes.

Fonte:Calendarr


sábado, 4 de maio de 2024

Sunset




O nascer do sol é lindo, e acordar cedo é perceber que a vida é linda para ser desperdiçado de olhos fechados.

Anna Soares

sexta-feira, 3 de maio de 2024

Dia da Invenção de Santa Cruz

O Dia da Invenção de Santa Cruz é o dia 3 de maio.

A data regista a descoberta da Cruz de Cristo, a Vera Cruz, em 326, por Santa Helena e ainda a recuperação da mesma Cruz em 628 por Heráclio, que a reconquistou aos persas e a levou às costas para Jerusalém, tendo a entregue ao patriarca Zacarias, no dia 3 de maio de 630. A data recebeu a designação de Dia da Invenção da Santa Cruz, sendo celebrada na Gália a 3 de maio.

Em Portugal e noutros países do mundo existe a tradição de se realizar festas e romarias por volta deste dia, assim como de ornar fontes e cruzeiros com diversas flores, verdura, giestas, rosmaninho, entre outros, para proteger as pessoas dos males que andam à solta de noite.

No calendário encontram-se outras festas dedicadas à Santa Cruz, como o Dia da Santa Cruz em setembro e o Dia da Crucificação de Cristo (Sexta-feira Santa). A Santa Cruz representa o triunfo de Cristo sobre a morte, sendo por isso exaltada nestes dias.

quinta-feira, 2 de maio de 2024

Arte Criativa



 
Para ser um artista, você precisa existir em um mundo de silêncio.

Louise Bourgeois