O medronho, conhecido cientificamente como Arbutus unedo, é uma espécie de arbusto que chega a alcançar, de forma excecional, os 7 metros (sendo o normal os 4 ou 5 metros). Esta pequena árvore caracteriza-se por apresentar um tronco avermelhado coberto de “escamas” acinzentadas.
O medronho tem uma folhagem de folha persistente (ou seja, perenifólia), portanto, as suas folhas mantêm-se nos ramos durante todo o ano, mesmo na época de seca (outono e inverno).
Se procura uma espécie que decore com um verde bonito o seu jardim, o Arbutus unedo é uma opção a ter muito em conta. As folhas são verdes brilhantes na parte da frente e verde embaciado no avesso da folha. Geralmente, têm formato oval (elípticas ou lanceoladas).
Quanto às flores.
O medronho desenvolve umas flores brancas com tons cor-de-rosa, em forma de campânula, pequenas e de uma grande beleza. Floresce no outono. Estas flores crescem em ramalhetes suspensos, o que as torna ainda mais bonitas.
Têm frutos?
Sim. O medronho possui uns frutos (bagas) que no início têm uma tonalidade amarelo-alaranjada e depois tornam-se vermelhos quando alcançam a maturidade. Talvez não saiba, mas os frutos demoram até um ano em amadurecer, daí que muitas vezes se consiga ter flores e bagas em simultâneo.
Com o medronho poderá dispor de um jardim sempre verde, colorido durante o outono e o inverno e com uns frutos bonitos que também servem para decorar. É ou não é uma espécie interessante?
Tal como mencionado anteriormente, o medronho é perfeito para decorar. Esta bonita espécie goza de um grande interesse ornamental, tanto para jardins privados como para espaços verdes públicos.
É um arbusto com que pode decorar o seu pequeno jardim durante todo o ano. A sua folhagem perene e as suas bonitas flores e frutos de proporcionarão um leque de cores que vão agradar a todos.
Mas não se usa só para decorar!
os frutos costumam empregar-se em confeitaria e para obter certos licores. São comestíveis (ainda que não sejam muito ricos) e possuem propriedades anti-inflamatórias, antirreumáticas e diuréticas.
Além disso, com as folhas do medronho podem-se fazer infusões.
Mas atenção, todos e cada um dos seus usos (à exceção da decoração) devem ser realizados com especial cuidado. Ainda que se trate de uma planta natural, um consumo excessivo pode ter efeitos negativos, por isso, antes de fazer alguma coisa, consulte um profissional.
Fonte : Net
Nasci algures no Ribatejo em puro campo. Por lá existem muitos medronheiros. Saciava a minha gula quando ainda criança. É um fruto que adoro.
ResponderEliminar.
Feliz fim de semana
Cumprimentos
Olá, querida amiga Piedade!
ResponderEliminarNão conhecia e li interesse.
Muito bonitinho e com propriedades importantes. Gostei do fator antirreumático.
Tenha um ótimo final de semana abençoado!
Bjm carinhoso e fraterno de paz e bem
Parabéns pelas fotografias. Tem arte, indiscutível.
ResponderEliminarComo um e fico indisposto... não sei explicar (sorrisos)
Um beijo e bom fim de semana
Boas fotos e um verdadeiro tratado sobre o medronho.
ResponderEliminarObrigado
As fotos são lindas, Piedade. Desconhecia todas essas informações que nos trouxe. Bjs.
ResponderEliminarRicos y sabrosos, con un hermosos color.
ResponderEliminarBesos
Um fruto de um colorido lindo, Piedade
ResponderEliminarPenso que não temos por aqui e se temos são raros.
Gostei do texto que informa sobre outras utilidades, além da ornamental.
São mesmo muito bonitos os medronheiros.
meu abraço e bom domingo.(o nosso é dia de eleições municipais)
Que se eleja alguns bons ... :((
Eu não sei o que dizer
ResponderEliminarQuem sabe se o medonho
Não nos diz alguma coisa?
Boa noite, Piedade!
Boa tarde Piedade,
ResponderEliminarQue medronhos tão lindos!
Fotografias espetaculares!
Na Serra de Sintra há imensos medronheiros e no canteiro em frente à minha porta existe um medronheiro;))!!
Um beijinho,
Ailime
bonitas fotografias
ResponderEliminarhttps://checkinonline.blogspot.com/