sábado, 8 de março de 2025

Dia Internacional da Mulher




O Dia Internacional da Mulher é comemorado anualmente a 8 de março. A data recorda as conquistas das mulheres que, ao longo da história, lutam pelos seus direitos e contra o preconceito.

Em 1910, a criação de um dias das mulheres foi proposta por Clara Zetkin, uma feminista alemã, durante a II Conferência Internacional de Mulheres Socialistas.

Mas, apenas na década de 70, a Organização das Nações Unidas reconheceu o Dia Internacional da Mulher.

Origem e história do Dia Internacional da Mulher

Há várias explicações para a origem do Dia Internacional da Mulher ser 8 de março.

Uma delas é a própria luta das mulheres operárias por mais direitos e melhores condições de vida nas fábricas. Junte-se a isso, ao movimento sufragista que reivindicava o direito ao voto.

Há quem afirme que a data foi proposta por causa de um incêndio em 1857, numa fábrica em Nova York. No entanto, este acidente nunca existiu e o mais provável é que fizesse referência a um sinistro ocorrido na mesma cidade em 1911.

Na verdade, o 8 de março foi escolhido porque neste dia, em 1917, as mulheres russas protestaram exigindo melhores condições de vida. A manifestação reuniu mais de 90 mil operárias e ficou conhecida como "Pão e Paz".

Na década de 70, a ONU reconheceu esta data como o Dia Internacional da Mulher.

Fonte : Calendarr

3 comentários:

  1. Lindas flores e palavras!
    Feliz dia das Mulheres!
    beijos floridos! chica

    ResponderEliminar
  2. Lindas flores. Obrigada, minha Amiga.
    Um beijo.

    ResponderEliminar
  3. …….........../▒/|▒||▒||▒|▒
    ............./▒/----------------▒
    ...........|▒|----------------|▒|
    ..(¯v¯ )|▒|.(¯v¯)---------|▒|-(¯v¯)
    (_(¯v¯)|▒(_≻✿≺)(¯v¯)-|▒(_≻✿≺_)
    (_≻✿≺_)▒(_^_)(_≻✿≺_)▓(_^_)
    …(_^_)░▒▓░▓░(_^_)▓░▓▒/
    ........▒▓░▓░▒▓░▓░▓░▓▒/
    .........░▓▒░▒▓▒▓░▒░▓▒/
    ..........░▓▒░▒▓▒▓░▒▓▒

    Tengas un gran día estimada...Muchas felicidades hoy y siempre!!
    que la belleza del amor de Dios siemrpe acompañe tu camino!

    ResponderEliminar

Não sou fotógrafa, mas, gosto de fazer arte com a fotografia. Todas as palavras e as imagens deste blogue são de minha autoria, excepto as que estão assinaladas com os devidos créditos. Não são fotos perfeitas, nem eu quero que assim sejam, porque por vezes é na imperfeição que se encontra a beleza encoberta.
Muito obrigada pela visita!