sexta-feira, 31 de maio de 2024

Hibiscos - Flor do Havai




Rodeado de incertezas quanto à sua origem, o hibisco é uma planta exótica utilizada pelas suas propriedades, cores e sabor.

Um pouco por todo o mundo, existem bebidas únicas que têm como ingrediente principal as flores de hibisco. Os egípcios utilizam esta planta para prepararem uma bebida tradicional o karkade. No Senegal fabricam uma bebida semelhante que denominam de bissap e na Jamaica por ocasião da floração fabricam uma bebida que denominam de sorrel.

A popularidade do hibisco poderá ter começado pela beleza das suas flores e pela complexidade do seu sabor mas nos dias de hoje o seu consumo é também motivado pelas suas propriedades medicinais.

É rico em antiocinas (responsáveis pela sua cor avermelhada) e em flavonoides ricos em propriedades antioxidantes, anti-inflamatórias e antivirais. Estes compostos juntamente com o seu teor em vitamina C têm dado origem a vários estudos científicos promissores sobre o seu efeito na produção de colagénio, na capacidade de cicatrização da pele e anti envelhecimento.

Esta planta também atua como vasodilatador, sendo interessante em situações de hipertensão arterial e contribui ainda para ajudar a regularizar os valores de colesterol.

Curiosidades

A flor de hibisco é considerada um símbolo nacional no Hawai;

Na mitologia Hindu o hibisco está associado à deusa Kali, que representa a força da vida. As suas flores vermelhas são usadas em oferendas para honrar esta deusa;

No passado a planta era utilizada para escurecer o cabelo e sobrancelhas.

Fonte:https://criatura-shop.com/blogs/news/o-misterio-da-flor-de-hibisco

quinta-feira, 30 de maio de 2024

Dia do Corpo de Deus

O Dia do Corpo de Deus é um feriado nacional religioso que se celebra sempre a uma quinta-feira.

A data ocorre na segunda quinta-feira a seguir ao Domingo de Pentecostes e, portanto, celebra-se anualmente entre os 21 de maio e 24 de junho.

Enquanto o Pentecostes é celebrado 50 dias após a Páscoa, o Corpo de Deus é celebrado 60 dias depois.


Origem da celebração do Corpo de Deus

Desde o século XIII essa celebração acontece por ocasião das visões de uma freira belga. Na altura, Deus apareceu a ela e demonstrou seu desejo de comemorar a Eucaristia, o que inicialmente acontecia apenas na Bélgica.

Em 1264, o Milagre de Bolsena impulsionou a celebração do Corpo de Deus em todo o mundo.

Segundo se conta, um padre que não acreditava fielmente na transubstanciação - momento em que as partículas de farinha são transformadas no próprio corpo de Jesus - presenciou sangue a escorrer de uma hóstia, fato que comunicou ao Papa.

Na sequência desse evento, a data foi instituída pelo Papa Urbano IV em 1264, sendo promulgada em 1317 no Concílio Geral de Viena.

Significado do Corpo de Deus


Corpo de Cristo vem do latim Corpus Christi. Trata-se de uma "festa de guarda" com vários séculos, onde os católicos devem participar indo à missa.

O Corpo de Deus é uma celebração católica que tem como fim celebrar o mistério da Eucaristia, o sacramento em que os fiéis recebem o corpo e sangue de Jesus Cristo.
Feriado do Corpo de Deus

O Corpo de Deus foi feriado até 2012, altura em que o governo português decidiu que este feriado religioso de tradições católicas seria eliminado. Assim, a partir de 2013 o Corpo de Deus deixou de ser feriado.

Entretanto, em 2016 voltou a considerar-se a comemoração como feriado nacional.
Tradição de Corpo de Deus em Portugal

Em várias localidades do país realizam-se procissões e festas religiosas neste dia. As ruas são decoradas com flores e em algumas localidades são colocados tapetes florais no chão para a procissão passar.

Neste dia é também comum a Igreja celebrar as primeiras comunhões e comunhões solenes de crianças e jovens.

quarta-feira, 29 de maio de 2024

Olhares Meus




Tendo em conta as condições de que dispõe e na medida do possível, é a natureza que faz sempre as coisas mais belas e melhores.

Aristóteles

segunda-feira, 27 de maio de 2024

A Gaivota




 Entre o canto da gaivota e o soar intenso das ondas dorme a insensatez da imaginação.

Rita Padoin - Do Livro ''A Cor do Infinito

domingo, 26 de maio de 2024

Domingo


Os teus testemunhos, recebi-os por legado perpétuo,
porque me constituem o prazer do coração.
 
Salmo 119.111

sábado, 25 de maio de 2024

Pôr-do-Sol




Quando admiro a maravilha de um pôr-do-sol ou a beleza da lua, minha alma se expande em reverência ao Criador. 

Mahatma Gandhi

sexta-feira, 24 de maio de 2024

Flores




O amor é a única flor que desabrocha sem a ajuda das estações.

Khalil Gibran

quinta-feira, 23 de maio de 2024

Arte




 A lógica o levará de A a Z; a imaginação o levará a todos os lugares.

Albert Einstein

quarta-feira, 22 de maio de 2024

natureza




 Eu tenho natureza, arte e poesia, e se isso não for suficiente, o que é suficiente?”

Vincent Van Gogh

segunda-feira, 20 de maio de 2024

Dia Europeu do Mar




O Dia Europeu do Mar comemora-se anualmente a 20 de Maio.

As oportunidades e os desafios colocados pelos mares, oceanos, costas e portos estão em debate neste dia criado pela Comissão, pelo Conselho e pelo Parlamento Europeu em 2008, para enaltecer a importância dos mares e dos oceanos na sociedade. Ligados aos mares e aos oceanos estão a pesca e o turismo, para além da investigação científica e da economia.

Todos os anos é escolhida uma cidade europeia para acolher os altos representantes da Europa política e discutir as questões marítimas. Lisboa receberá a comitiva europeia em 2019. Em 2017 o dia celebrou-se em Poole, no Reino Unido, em 2018 em Burgas, na Bulgária e, por fim, em 2019 em Portugal.

Paralelamente às conferências, as cidades europeias promovem eventos ligados ao mar que podem ser conhecidos no site da Comissão Europeia.

Neste dia celebra-se também em Portugal o Dia da Marinha, em homenagem a Vasco da Gama, que a 20 de Maio de 1498 ligou a Europa ao Oriente via marítima, ao chegar à Índia.

Fonte Calendarr

domingo, 19 de maio de 2024

Domingo


 Olhai para as aves do céu, que não semeiam, nem segam, nem ajuntam em celeiros; e vosso Pai celestial as alimenta. Não tendes vós muito mais valor do que elas?

Mateus 6:26

sábado, 18 de maio de 2024

Pôr-do-Sol




Para cada pôr do sol, a saudade de um dia bem vivido.

Heredion Castro

sexta-feira, 17 de maio de 2024

Camélias




O óbvio é aquilo que nunca é visto até que alguém o manifeste com simplicidade.

Khalil Gibran

quinta-feira, 16 de maio de 2024

Arte Criativa




Paradoxalmente, embora possa parecer, não é menos verdade que a vida imita a arte muito mais do que a arte imita a vida.

Oscar Wilde

quarta-feira, 15 de maio de 2024

Natureza




A simplicidade é o último degrau da sabedoria.

Khalil Gibran

segunda-feira, 13 de maio de 2024

Nossa Senhora de Fátima


A aparição de Nossa Senhora de Fátima aos três pastorinhos aconteceu pela primeira vez a 13 de Maio de 1917, num campo da Cova de Iria, na freguesia de Fátima.

Os pastorinhos eram Lúcia de Jesus, de 10 anos, Francisco, de 9 anos, e Jacinta, de 7 anos.

No mesmo ano, Nossa Senhora de Fátima voltou a aparecer aos três pastorinhos, a 13 de Maio, 13 de Junho, 13 de Julho, 13 de Setembro e 13 de Outubro.

Todos os anos, o evento é recordado, especialmente com procissões de velas. O dia 13 de Maio não é feriado.

Na última aparição, a 13 de Outubro, estavam presentes 70.000 pessoas. Nossa Senhora disse aos pastorinhos que era a "Senhora do Rosário" e pediu a construção de uma capela em sua honra.

Depois da aparição, todos os presentes observaram que o sol assemelha-se a um disco de prata. Além disso, o sol podia ser observado sem dificuldade e nele girava uma espécie de roda de fogo, parecendo precipitar-se na Terra.

Em 1919 foi construída a Capelinha das Aparições, no local onde Nossa Senhora apareceu aos três pastorinhos.

Peregrinação a Fátima

Todos os anos, milhares de peregrinos deslocam-se ao Santuário de Fátima para prestar homenagem e devoção a Nossa Senhora de Fátima.

Os pontos altos das cerimónias religiosas acontecem na noite de 12 de Maio, com a procissão das velas, e na manhã de 13 de Maio, com a procissão, Eucaristia e bênção dos doentes.

Os meses de Maio, Agosto e Outubro são os meses com maior afluência de devotos ao Santuário de Fátima.

Fonte Calendar

domingo, 12 de maio de 2024

Areal




 No meio desse mar agitado da vida civilizada há tantas nuvens, tempestades, areias movediças e mil e um itens a considerar, que o ser humano tem que se orientar - se ele não afundar e definitivamente acabar não fazendo sua parte - por uma técnica simples de previsão, além de ser um grande calculista para ter sucesso. Simplifique, simplifique.

Henry David Thoreau

sábado, 11 de maio de 2024

Poente




Sua tristeza pode se tornar em alegria, quando você acordar e vêr o pôr-do-sol.

Youchin L.Soares

sexta-feira, 10 de maio de 2024

Flores




Às vezes uma ou duas palavras amáveis são suficientes para ajudar alguém a desabrochar como uma flor.

Thich Nhat Hanh