quinta-feira, 30 de junho de 2022

A Beleza das Rosas






Descrição das rosas

A rosa é a flor mais popular do mundo! É cultivada desde há milhões e milhões de anos, no seu estado selvagem, e desde há 5000 anos em jardins asiáticos. A planta pertence à família das Rosaceae e é um arbusto ou trepadeira. As suas folhas são simples, com bordos dentados, e as flores têm, em norma, cinco pétalas.

Além do seu perfume doce e intenso, que torna o seu uso muito comum no domínio da estética e da perfumaria, a rosa tem um sabor delicadoque a torna comestível.

A maioria das espécies existentes actualmente é resistente, não necessitando de excessivos cuidados, fruto de complexos e persistentes processos de hibridação que foram aperfeiçoando a flor, tornando-a mais resistente a doenças.

As cores das rosas

Há mais de 100 espécies de rosas e múltiplas variedades, pelo que a flor se apresenta nas mais diversas cores, desde o branco ao preto, passando pelo vermelho, pelo rosa e pelo azul, entre outras.

Significado das rosas

A rosa é o símbolo por excelência do amor, simbolizando também a paixão nas suas mais variadas formas. Também está intrinsecamente associada à maternidade e às mães.

A cada cor está associado um significado concreto. As rosas brancas estão ligadas à harmonia, à pureza, à paz, à união e à lealdade. Já as rosas pretas simbolizam o luto, a tristeza e a separação.

As rosas vermelhas são o símbolo da paixão e do desejo, enquanto as cor-de-rosa são conotadas com o amor romântico, com o carinho e com a amizade. As amarelas estão vinculadas à felicidade, mas também ao ciúme; as cor-de-laranja representam o fascínio e as lilás a gratidão.

Fonte https://significadodasflores.com/qual-o-significado-das-rosas/

quarta-feira, 29 de junho de 2022

Ermida de San Saturio




A ermida de San Saturio está localizada na cidade espanhola de Sória, na província homónima , comunidade autónoma de Castilla y León.
É popularmente considerado, em seu enclave paisagístico, um dos lugares mais bonitos da cidade.

segunda-feira, 27 de junho de 2022

A Arte dos Nenúfares




 Um nenúfar flutua
na mesma água
que a Lua.

Jorge de Sousa Braga

domingo, 26 de junho de 2022

Domingo




 Porque todos aqueles que pedem recebem; aqueles que procuram acham; e a porta será aberta para quem bate.

MATEUS 7:8 (NTLH)

sábado, 25 de junho de 2022

Dia do Marinheiro


O Dia do Marinheiro celebra-se todos os anos a 25 de junho.

A data, mais conhecida a nível mundial como "Day of the Seafarer" ou "Día de la Gente de Mar", foi criada pela Organização Marítima Internacional e oficializada pela ONU, para celebrar todos os marinheiros, navegadores e trabalhadores marítimos do mundo e para mostrar como eles são importantes para todos nós. Promover a profissão e a carreira no mar é outro intento do dia.

O Dia do Marinheiro é celebrado no Brasil a 13 de dezembro.

Fonte : Calendarr

sexta-feira, 24 de junho de 2022

Dia do Sagrado Coração de Jesus


 

O Dia do Sagrado Coração de Jesus é uma data móvel que se comemora na segunda sexta-feira após o Corpo de Cristo, sendo uma das três solenidades do Tempo Comum.

Consiste no louvor ao amor íntimo de Jesus pelos homens, na adoração ao coração que mais ama, lembrando que Jesus também foi homem, para além de Deus. Para os católicos, foi deste Coração de Jesus que se abriram as portas do céu e que nasceu a Igreja do Senhor.

Esta devoção terá sido pedida pelo próprio Jesus Cristo, por intermédio de aparições a Santa Margarida Maria Alacoque, no século XVII.

Oração ao Sagrado Coração de Jesus

Coração de Jesus,
eu confio em vós,
mas aumentai a minha confiança.
Vós dissestes: "Pedi e recebereis".
Confiando nas vossas promessas,
venho pedir vossa ajuda.
Vós estais mais interessado
na nossa felicidade
que nós mesmos.
Por isso ponho em vosso Coração
os meus pedidos,
as minhas preocupações,
os meus sofrimentos
e as minhas esperanças.
Coração de Jesus,
eu confio em Vós,
mas aumentai a minha confiança.
Jesus, manso e humilde de coração,
fazei meu coração semelhante ao vosso.

quinta-feira, 23 de junho de 2022

A Ponte




Que eu me torne em todos os momentos, agora e sempre, um protetor para os desprotegidos, um guia para os que perderam o rumo, um navio para os que têm oceanos a cruzar,uma ponte para os que têm rios a atravessar, um santuário para os que estão em perigo, uma lâmpada para os que não têm luz, um refúgio para os que não têm abrigo e um servidor para todos os necessitados.

(Uma ética para o novo milênio)

Dalai LAma

quarta-feira, 22 de junho de 2022

Início do Verão




21 de junho, terça-feira. Este é o dia do início do verão em 2022, cuja data é determinada pela ocorrência do solstício de verão.

O verão começa todos os anos entre 20 e 21 de junho (com o fim da primavera) e termina entre 22 e 23 de setembro (dando início ao outono). Agosto costuma ser o mês mais quente.

O calor que se faz sentir nesses três meses é sinónimo de férias, descanso e boa disposição. Não é à toa que o verão é a estação mais aguardada pela maior parte dos portugueses.

Solstício de Verão

O solstício de verão corresponde ao momento em que o Sol atinge a maior declinação em latitude, medida a partir da linha do Equador, em junho no hemisfério norte, e em dezembro no hemisfério sul.

Assim, o início do verão europeu começa em junho, enquanto no hemisfério sul o verão só se inicia em dezembro.

Em 2022 o solstício do verão acontece a 21 de junho às 10h14. Este é o dia mais longo do ano no hemisfério norte.

Fonte :Calendarr

segunda-feira, 20 de junho de 2022

Jacarandás




 
São originárias do Brasil e entraram em Portugal por opção do Jardim Botânico por causa da sua beleza e características particulares. Elas anunciam a primavera e o verão, e quando as folhas caem deixam um manto roxo que passou a ser conhecido por Purple Rain — como a música de Prince. Em Portugal, elas só sobrevivem em zonas abaixo de Lisboa, o seu ADN tropical não tolera mesmo o frio. Estamos a falar das lindas, famosas e fotogénicas, mas também odiosas para muitos, jacarandás.
As folhas destas árvores enchem Lisboa todos os anos a partir de finais de abril ou maio e pintam de roxo as suas ruas até ao final do verão. Isso não é uma novidade. Mas sabia, por exemplo, que no Parque das Nações existe um Jardim de Jacarandás que está aberto durante todo o ano? E que a cidade de Pretória, na África do Sul, é chamada a cidade dos jacarandás. E que, por ser tropical, esta é uma árvore que por cá anda em contra ritmo das outras — dá as primeiras flores quando as restantes já estão cobertas? 
As jacarandás vieram para Lisboa no início do século XIX, por ordem do Jardim Botânico da Ajuda, por serem bonitas e diferentes de tudo o que existia no País naquela altura. Quando chegaram, os botânicos tinham sérias dúvidas de que elas se adaptassem ao clima da cidade — spoiler alert, adaptaram.

Fonte :Nit-PT

domingo, 19 de junho de 2022

Domingo




Não me negues a tua misericórdia, Senhor;que o teu amor e a tua verdade
sempre me protejam.

Salmos 40:11

sábado, 18 de junho de 2022

Pôr-do-Sol




 Volta teu rosto sempre na direção do sol, e então as sombras ficarão para trás.
(desconhecido)

sexta-feira, 17 de junho de 2022

O Pássaro




Há dias que o mais aceitável
Seria voar
Para um local inimaginável.

© Piedade Araújo Sol

quinta-feira, 16 de junho de 2022

Dia do Corpo de Deus

O Dia do Corpo de Deus é um feriado nacional religioso que se celebra sempre a uma quinta-feira.

A data ocorre na segunda quinta-feira a seguir ao Domingo de Pentecostes e, portanto, celebra-se anualmente entre os 21 de maio e 24 de junho.

Enquanto o Pentecostes é celebrado 50 dias após a Páscoa, o Corpo de Deus é celebrado 60 dias depois.

Origem da celebração do Corpo de Deus

Desde o século XIII essa celebração acontece por ocasião das visões de uma freira belga. Na altura, Deus apareceu a ela e demonstrou seu desejo de comemorar a Eucaristia, o que inicialmente acontecia apenas na Bélgica.

Em 1264, o Milagre de Bolsena impulsionou a celebração do Corpo de Deus em todo o mundo.

Segundo se conta, um padre que não acreditava fielmente na transubstanciação - momento em que as partículas de farinha são transformadas no próprio corpo de Jesus - presenciou sangue a escorrer de uma hóstia, fato que comunicou ao Papa.

Na sequência desse evento, a data foi instituída pelo Papa Urbano IV em 1264, sendo promulgada em 1317 no Concílio Geral de Viena.

Corpo de Cristo vem do latim Corpus Christi. Trata-se de uma "festa de guarda" com vários séculos, onde os católicos devem participar indo à missa.

O Corpo de Deus é uma celebração católica que tem como fim celebrar o mistério da Eucaristia, o sacramento em que os fiéis recebem o corpo e sangue de Jesus Cristo.

Feriado do Corpo de Deus

O Corpo de Deus foi feriado até 2012, altura em que o governo português decidiu que este feriado religioso de tradições católicas seria eliminado. Assim, a partir de 2013 o Corpo de Deus deixou de ser feriado.

Entretanto, em 2016 voltou a considerar-se a comemoração como feriado nacional.
Tradição de Corpo de Deus em Portugal

Em várias localidades do país realizam-se procissões e festas religiosas neste dia. As ruas são decoradas com flores e em algumas localidades são colocados tapetes florais no chão para a procissão passar.

Neste dia é também comum a Igreja celebrar as primeiras comunhões e comunhões solenes de crianças e jovens.

quarta-feira, 15 de junho de 2022

Dia Mundial do Vento




O Dia Mundial do Vento festeja-se a 15 de junho.

Neste dia convidam-se as pessoas a descobrirem o vento: do seu poder à sua importância, das suas possibilidades à sua tipologia. A efeméride foi criada pelo Conselho Global de Energia Eólica (Global Wind Energy Council - GWEC). Começou como uma data europeia em 2007, mas tornou-se numa data mundial em 2009.
Atividades

No Dia Mundial do Vento realizam-se variadas atividades abertas ao público em dezenas de países, incluindo Portugal. Entre outras atividades destacam-se:
Lançamento de papagaios ao vento
Medição do vento com recurso a laser (WindScanner)
Atualização ou divulgação do Novo Atlas Europeu do Vento (NEWA)
Peças de teatro realizadas ao ar livre
Prática de desporto ao sabor do vento
Exibição de documentários sobre energias renováveis
Exposições sobre novas tecnologias eólicas
Realização de colóquios sobre o recurso energético do vento
Abertura de parques eólicos a visitas
Energia eólicaÉ uma fonte de energia limpa e renovável.
É um dos sectores com maior crescimento, com cerca de 100 mil milhões de dólares investidos por ano.
Possui mais instalações na UE do que o gás e o carvão juntos (consumo equivalente a 73 milhões de domicílios).
Cerca de 80 países do mundo investem em energia eólica.
O estado do Texas é líder na geração de eletricidade eólica.
A China apresenta o maior programa de energia eólica do mundo.

segunda-feira, 13 de junho de 2022

Dia de Santo António

 


O Dia de Santo António é celebrado no dia 13 de junho, data da sua morte.
Por que Santo António é um santo popular?

Santo António é o santo padroeiro da cidade de Lisboa. É conhecido como o "santo casamenteiro", a quem os jovens devem pedir ajuda para arranjar namorada(o) e/ou para casar.

Este santo também é conhecido como o santo dos pobres e o santo das coisas e das causas perdidas. Sempre que se perde algo, pode-se rezar a Santo António em auxílio, para este ajudar a encontrar a coisa perdida.

As crianças podem dar uma esmolinha ao Santo António e pedir proteção e saúde.

Santo António nasceu a 15 de agosto de 1195, em Lisboa, e faleceu a 13 de junho de 1231, em Pádua. Foi assim escolhido o dia 13 para a sua celebração.
Tradições de Santo António

Neste dia é feriado municipal em Lisboa. As festividades da cidade são marcadas pelas marchas populares e pelos casamentos de Santo António (no dia 12 de Junho), com a celebração de vários casamentos em conjunto e com os arraiais nos bairros da cidade.

Os lisboetas têm por hábito festejar o Santo António nas ruas da cidade, enfeitando as casas e os bairros históricos com cores coloridas e colocando manjericos nas janelas. O Santo António faz parte das celebrações das Festas de Lisboa, que costumam realizar-se todos os anos em Junho.

A tradição manda que no dia de Santo António os foliões comam sardinhas assadas, caldo verde, pimento assado e broa.

domingo, 12 de junho de 2022

Domingo da Trindade

 


O Domingo da Santíssima Trindade celebra-se no domingo seguinte ao Pentecostes e que antecede o Corpo de Deus.

Consiste na comemoração do dogma cristão da Santíssima Trindade - Pai, Filho e Espírito Santo - o mistério da adoração de Deus uno em natureza e trino em número de pessoas.

Pela Trindade manifesta-se um único Deus em três pessoas: o Pai criador, o Filho salvador gerado pelo Pai, e o Espírito Santo gerado pelo Pai e Filho que santifica o Homem. Assim surge a oração “em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo”, com que se batiza uma pessoa e com que se começa e acaba uma missa, os ofícios litúrgicos e os sacramentos.

Segundo a Igreja Católica, também o Homem deve seguir o modelo da Trindade, que visa partilha, participação e amor.

sábado, 11 de junho de 2022

Sunset




Sinta o mar, o vento, o sol. Cada trajetória deve ser explorada ao máximo.

Campbell Ronald

sexta-feira, 10 de junho de 2022

Dia de Portugal



No dia 10 de junho celebra-se em Portugal o Dia de Portugal, de Camões e das Comunidades Portuguesas.

Feriado nacional, esta data presta homenagem ao grande poeta Luís Vaz de Camões, autor d´Os Lusíadas, a maior obra épica de Portugal, que faleceu no dia 10 de junho de 1580.

Do programa do Dia de Portugal fazem parte muitas atividades, como desfiles, demonstrações militares, e entregas de medalhas de mérito, por exemplo.

Este é considerado também o dia da Língua Portuguesa e do cidadão nacional.
História do Dia de Portugal

Durante o regime ditatorial do Estado Novo de 1933 até à Revolução dos Cravos de 25 de abril de 1974, o dia 10 de junho era celebrado como o "Dia da Raça: a raça portuguesa ou os portugueses".

Após a revolução do 25 de abril de 1974, que marcou o fim do regime ditatorial do Estado Novo, a celebração do dia passou a prestar homenagem a Portugal, a Camões e às Comunidades Portuguesas.

Neste dia o Presidente da República e altas individualidades do Estado participam em cerimónias de comemorações do Dia de Portugal, de Camões e das Comunidades Portuguesas, que decorrem em cidades diferentes todos os anos. Anualmente são distinguidas novas individualidades pelo seu trabalho em nome da nação.

quinta-feira, 9 de junho de 2022

Detalhes




Deus espera recuperar suas próprias flores como presentes das mãos dos homens.

Rabindranath Tagore

quarta-feira, 8 de junho de 2022

Dia Mundial dos Oceanos



O Dia Mundial dos Oceanos é celebrado todos os anos no dia 8 de junho.

Origem do Dia dos Oceanos

A celebração dos oceanos teve origem na Conferência da ONU sobre Ambiente e Desenvolvimento, que se realizou na cidade brasileira do Rio de Janeiro em 1992. Em 2008, as Nações Unidas decidiram que o dia 8 de junho passaria a ser designado como o Dia Mundial dos Oceanos, tornando-se a data oficial.

Dezenas de países celebram a data, incluindo Portugal, mostrando a importância dos oceanos no clima e como elemento essencial da biosfera.

Tema do Dia dos Oceanos

2021: "Os oceanos: vida e subsistência".

2020: "Inovação para um oceano sustentável".

2019: "Juntos, podemos proteger e renovar o nosso oceano".

2018: "Oceanos - Sensibilizar para agir, Proteger para valorizar".

2017: "Nossos oceanos, nosso futuro".

2015 e 2016: "Oceanos saudáveis, um planeta saudável".

2013 e 2014: "Juntos temos o poder para proteger os oceanos".

A importância dos oceanos para a preservação das espécies e da biosfera é um dos vários factos destacados pelas Nações Unidas, que escolhe todos os anos um tema central para o debate de novas ideias e projetos de preservação e proteção dos oceanos.

Os eventos deste dia podem ser conhecidos no site World Oceans Day.

Importância dos Oceanos

Os oceanos ocupam dois terços da superfície da Terra e por meio da interação com a atmosfera, litosfera e biosfera, têm um papel importante nas condições climatéricas do planeta. Por outro lado, os oceanos não são apenas o habitat de um vasto número de plantas e animais, mas também fornecem comida, energia, oxigénio e múltiplos recursos aos seres humanos.

Os oceanos são ainda o principal regulador térmico do planeta, absorvendo mais de um quarto do dióxido de carbono libertado pelas atividades humanas.

segunda-feira, 6 de junho de 2022

Cisnes Negros




O cisne-negro ou cisne-preto(Cygnus atratus) é uma ave aquática australiana, pertencente à família Anatidae, a mesma família dos patos, gansos,e demais cisnes . É a ave oficial do estado da Austrália Ocidental. Podem-se encontrar em todos os estados da Austrália. Na Europa, foi introduzida acidentalmente e tem populações auto-suficientes na Grã-Bretanha, Islândia, Polónia e Países Baixos. O animal adulto pode pesar até 9 kg. Ao contrário de muitas outras aves aquáticas, os cisnes negros não têm hábitos migratórios. Passam a sua vida no local onde nasceram.

Nidificam em grandes aterros que constroem, no meio de lagos pouco profundos. Os ninhos são utilizados de ano para ano, reparando-se e reconstruindo-se quando necessário. O ninho está tanto ao cuidado do macho quanto ao cuidado da fêmea. Quando as crias já estão aptas para nadar, com a sua plumagem definitiva, é comum ver famílias inteiras em busca de alimento nos lagos

Fonte Wikipédia

(Nota:Tenho os comentários encerrados temporariamente, brevemente serão reabertos, peço desculpa a todos.)