Rodeado de incertezas quanto à sua origem, o hibisco é uma planta exótica utilizada pelas suas propriedades, cores e sabor.
Um pouco por todo o mundo, existem bebidas únicas que têm como ingrediente principal as flores de hibisco. Os egípcios utilizam esta planta para prepararem uma bebida tradicional o karkade. No Senegal fabricam uma bebida semelhante que denominam de bissap e na Jamaica por ocasião da floração fabricam uma bebida que denominam de sorrel.
A popularidade do hibisco poderá ter começado pela beleza das suas flores e pela complexidade do seu sabor mas nos dias de hoje o seu consumo é também motivado pelas suas propriedades medicinais.
É rico em antiocinas (responsáveis pela sua cor avermelhada) e em flavonoides ricos em propriedades antioxidantes, anti-inflamatórias e antivirais. Estes compostos juntamente com o seu teor em vitamina C têm dado origem a vários estudos científicos promissores sobre o seu efeito na produção de colagénio, na capacidade de cicatrização da pele e anti envelhecimento.
Esta planta também atua como vasodilatador, sendo interessante em situações de hipertensão arterial e contribui ainda para ajudar a regularizar os valores de colesterol.
Curiosidades
A flor de hibisco é considerada um símbolo nacional no Hawai;
Na mitologia Hindu o hibisco está associado à deusa Kali, que representa a força da vida. As suas flores vermelhas são usadas em oferendas para honrar esta deusa;
No passado a planta era utilizada para escurecer o cabelo e sobrancelhas.
Fonte:https://criatura-shop.com/blogs/news/o-misterio-da-flor-de-hibisco